A Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio do Paiol fundada em 1982, mantém a tradição do congado em Pará de Minas e é reconhecida como utilidade pública que incentiva as manifestações culturais. Diante disso, a prefeitura por meio da secretaria municipal de Cultura e Comunicação Instituicional e o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas, doou um acordeon Dolphin, instrumento que faltava para que abrilhantar ainda mais as aparesentações que o grupo faz na cidade e região.
O presidente da Guarda de Congo, José Leandro da Silva, ficou emocionado com o presente. “É um grande orgulho para nós receber este instrumento porque a nossa guarda ainda não tinha um acordeon. Temos pandeiro, violão o que faltava mesmo era o acordeon”.
A compra do acordeon foi feita por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e intermediado pelo Ministério Público. “Esta entrega realizada aqui hoje representa a manutenção da cultura. Desta forma nós conseguimos enxergar que o município valoriza a tradição das guardas. Hoje vários setores contribuem para a entrega deste acordeon, e assim conseguimos proporcionar melhorias tanto para patrimônios materiais como imateriais, como é o caso da Guarda de Congo”, explicou Gustavo Faria, presidente do Conselho.
“Não é a primeira vez que o governo Antônio Júlio prestigia de alguma forma esta manifestação cultural tão legítima. Já havíamos feito a entrega de uniformes para outras duas guardas de congo. Acredito que o nosso grande desafio é trazer a nova geração para participar das guardas pois se isso passar despercebido pode, infelizmente, se acabar. Nós precisamos resgatar este sentimento de tradição”, finalizou.
O vereador Flávio Medina Neto ficou encantado com a apresentação da Guarda de Gongo. “Muito merecida a entrega desse acordeon para os integrantes da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio do Paiol. O grupo tem atravessado décadas, conservando essa tradição tão antiga de homenagear Nossa Senhora do Rosário, temos o dever de ajudá-los a manter essa tradição”, disse.
“Parabenizo a administração do prefeito Antônio Júlio por essa valorização do Gongado em nossa cidade. Parabenizo também aos integragntes da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio do Paiol pelo presente, pois eles merecem toda atenção para que mantenham viva essas apresentações e a devoção religiosa de sua cultura”, concluiu o presidente da Câmara Carlos Lázaro.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas