O evento contou com a presença do prefeito Antônio Júlio, do vice Geraldinho Cuíca, do deputado federal Eduardo Barbosa, de secretários municipais, do presidente da Câmara Carlos Roberto Lázaro, do vice-presidente Geovane Correia, dos vereadores Ricardo Rocha, Leandro Alves, Geraldo Doidão, Dilé, Flávio Medina, além de familiares do homenageado, alunos da rede municipal de ensino e familiares dos usuários da equoterapia.
O Centro de Equoterapia recebeu este nome, por meio de projeto de lei do vereador Rodrigo Varela, aprovado na Câmara por unanimidade. O vereador justificou a ausência, devido viagem agendada anteriormente ao exterior. Segundo mensagem enviada por Rodrigo, Fernando Boiadeiro foi um grande defensor da implantação da equoterapia em Pará de Minas, e sempre trabalhou nas causas sociais e também na organização de eventos agropecuários no município e região. O local terá a capacidade de atender mensalmente até 80 crianças portadoras de necessidades especiais. O Centro de Equoterapia conta com um Fisioterapeuta, um Equitador, um Guia Lateral e dois cavalos.
A prática da equoterapia promove uma melhora do tônus muscular, equilíbrio para andar e benefícios psicológicos e afetivos. Uma das grandes vantagens da equoterapia é aliar o tratamento físico ao psicológico. A prática é recomendada para crianças a partir de 2 anos, especialmente para casos de paralisia cerebral, síndrome de down, acidente vascular cerebral – AVC – traumas, autismo, déficit de atenção, estresse, síndrome de pânico, esquizofrenia, entre outros.
O descerramento da placa inaugural aconteceu pelas mãos do prefeito Antônio Júlio, do vice Geraldinho Cuíca, do deputado federal Eduardo Barbosa, do presidente da Câmara Carlos Lázaro e da filha de Fernando, Daniele Franco Mesquita.
Segundo Marli, mãe de Gabriel, que utiliza o tratamento de equoterapia, esse tipo de atividade feita com cavalos, tem feito a diferença na vida filho. “Antes tínhamos que deslocar de madrugada até Itatiaiuçu para fazermos a equoterapia com o Gabriel. Essa inauguração foi um alívio para mim e todos os outros pais e mães, que têm filhos portadores de necessidades especiais. Agora podemos oferecer mais conforto aos nossos filhos”, afirmou emocionada.
“Este centro, que hoje se torna realidade, estará disponível para integrar essas crianças com auto-estima e autoconfiança para a sociedade. Durante o processo de implantação foram ditas várias inverdades deixando pais e mães preocupados e aflitos, mas trabalhamos muito e hoje estamos entregando mais este presente para a cidade. Um avanço para a população de Pará de Minas, humanizando ainda mais o atendimento na área da saúde”, disse o prefeito Antônio Júlio.
“A implantação deste Centro de Equoterapia para nós é uma conquista, fruto de uma luta destas mães que esperavam muito por este momento. Isso me orgulha muito, quero parabenizar a administração municipal, que vem planejando uma assistência às pessoas com deficiência com respeito, carinho e muito amor. Estamos avançando e muito nesta área e equoterapia é um exemplo disso”, ressaltou o deputado federal Eduardo Barbosa.
“É com imensa alegria que inauguramos hoje, o Centro de Equoterapia em nosso município. A partir desse espaço vamos oferecer mais uma opção de tratamento para as pessoas que necessitam dessas atividades para melhorar a qualidade de suas vidas. Quero parabenizar o prefeito Antônio Júlio e o secretário de Saúde Cléber Faria, que empenharam todos os esforços, para que pudéssemos inaugurar este espaço com estrutura física completa, animais treinados e profissionais altamente especializados nesse tipo de tratamento”, disse o presidente da Câmara Carlos Lázaro.