Na penúltima reunião ordinária, deste primeiro semestre, entraram em pauta três projetos de lei, durante a sessão desta segunda-feira, 3 de julho de 2017. O presidente da Câmara, vereador Mário Justino da Silva iniciou a discussão das matérias, colocando em pauta o Projeto de Lei nº 41/2017 de autoria do vereador Nilton Reis Lopes (Niltinho do São Cristóvão), que institui o Dia do Skatista, a ser comemorado anualmente no dia 3 de agosto e a Semana Municipal do Skatista, a ser comemorada na mesma semana do mês de agosto, em Pará de Minas.
Três projetos de lei foram aprovados, dois tiveram pedidos de vista e um retirado durante reunião ordinária dos vereadores pará-minenses.
Segundo Niltinho, o apoio dado ao grupo não é recente. “Há mais um ano busco ajuda para os praticantes do skate, com pintura e iluminação da pista, mas principalmente com projeto social, que oferece aula gratuita aos estudantes carentes, com doação de skates usados e em boas condições para que eles possam praticar o esporte”. Essa proposição foi aprovada por 15X00, em primeira e segunda votação e contou com a presença de vários integrantes da prática desse esporte. Em seguida foi discutido o Projeto de Lei nº 58/2017 de autoria do vereador Carlos Roberto Lázaro, que institui os títulos de “Empresa Amiga dos Animais” e “Amigo dos Animais”. De acordo com o vereador autor, a solenidade acontecerá a cada dois anos, sendo indicadas pessoas e empresas que tenham contribuído para defesa, saúde e melhoria da qualidade de vida dos animais. Alguns questionamentos foram feitos pelo vereador Marcos Aurélio dos Santos que pediu vista ao projeto até a próxima semana. Por último, a Mesa Diretora apresentou o Projeto de Lei nº 119/2017, que altera a redação da alínea II do artigo 60 da Lei Complementar 6.047/2017, que dispõe sobre a organização, a estrutura orgânica e os procedimentos da administração da Câmara Municipal, sendo aprovado por 15X00, em primeira e segunda votação.
Decoração no centro da cidade, inauguração da UPA 24 horas, contribuições previdenciárias e revitalização da rua Benedito Valadares foram assuntos abordados no uso da tribuna
A reunião prosseguiu com uso da tribuna por alguns parlamentares. O vereador Leandro Alves parabenizou a iniciativa da Ascipam pela decoração no centro da cidade. “Neste período em que a tradição popular se manifesta por meio da realização das quadrilhas juninas, aqui em Pará de Minas, a Ascipam movimentou o comércio com a decoração para a festa julina. Com o apoio da prefeitura, acontece o tradicional Forró do Pará, que entusiasmou os comerciantes que estavam um pouco desanimados com a movimentação baixa. A diretoria da Ascipam está de parabéns, por essa atitude de enfeitar a cidade, trazendo alegria, gerando emprego e renda à população”.
O vereador Ênio Talma elogiou a estrutura na recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento de Pará de Minas, (UPA 24 horas). “Estive visitando a unidade e constatei que o local está bem equipado, os profissionais estão satisfeitos e a população também demonstrou satisfação com o atendimento. Mas infelizmente o problema de demanda vai continuar. É necessário o aumento no número de pacientes atendidos. Faço aqui um pedido para que o prefeito e o secretário de saúde não deixe passar muito tempo para reativar o P.A, pois ele é uma dádiva para o município. Tendo atendimento na UPA e no P.A a demanda será controlada”.
O vereador Marcos Aurélio falou sobre o repasse das contribuições previdenciárias. “Informo à população e aos vereadores que o repasse financeiro que a Prefeitura faz mensalmente à Paraprev foi realizado em sua totalidade. Fico feliz em saber que as contribuições estão em dia, pois em um passado recente trazíamos a essa Casa notícias de débito que ultrapassavam R$1,9 milhões e hoje, a Prefeitura consegue arcar rigorosamente em dia com as contribuições e com os parcelamentos e espero que isso continue ao longo do mandato”.
O vereador Rodrigo Varela falou sobre a revitalização da rua Benedito Valadares. “O prazo para utilização da verba destinada a revitalização da rua Benedito Valadares foi estendido e o assunto começa a ser discutido amplamente com os comerciantes, pois as obras causarão transtorno. Uma audiência será realizada no mês de agosto para discutir os rumos dessa revitalização. Nosso desejo é que a população participe com sugestões. Essa verba conseguida pelo deputado federal Eduardo Barbosa é um recurso carimbado e não pode ser usado para outro fim”.
O vereador Márcio Lara ressaltou a importância da UPA 24 horas para o município. “Para a UPA, nós recebemos ajuda do ex-prefeito Antônio Júlio, do deputado Inácio Franco, do deputado Eduardo Barbosa e agora do atual prefeito Elias Diniz. Falo isso com total convicção que o prontuário eletrônico trará benefício à população, principalmente na agilidade do atendimento. Mas precisamos que hospital também faça a sua parte, recebendo pacientes que serão encaminhados pelos médicos da UPA. Neste momento é fundamental a parceria na área da saúde, com o objetivo de salvar vidas e oferecer qualidade de serviço aos usuários, pois que está sofrendo e morrendo são nossos entes queridos. Sabemos que todas as pessoas que citei no início da minha fala contribuíram para construção da Upa. Vamos deixar as vaidades e o partidarismo de lado e agir em prol da população”.
Vereadores aprovaram 46 requerimentos durante reunião ordinária
Em seguida, foram discutidos e votados 46 requerimentos, os quais tiveram pedidos diversos de melhorias em bairros, distritos e povoados, sendo de autoria dos vereadores Ênio Talma, Toninho Gladstone, Márcio do São Cristóvão, Marcílio de Souza, Mário Justino, Rodrigo de Torneiros, Carlos Lázaro, Márcio Lara, Niltinho do São Cristóvão, Carlinhos do Queijo, Rodrigo Varela e Dé Pedreiro. Esses requerimentos foram aprovados por 15X00. Após as considerações finais, o presidente Mário Justino encerrou a sessão, convidando para a próxima reunião, dia 10 de julho, às 18 horas, no plenário da Câmara. Participe!