A primeira reunião ordinária do segundo semestre aconteceu nesta segunda-feira, 14 de agosto, na Câmara Municipal de Pará de Minas. Após o período de recesso parlamentar, os vereadores tiveram agenda movimentada, no plenário. O presidente da Câmara Mário Justino da Silva colocou em pauta quinze projetos de lei, que concedem Diploma de Honra ao Mérito aos pará-minenses que têm contribuído para o desenvolvimento do município.
Vereadores votam 44 projetos de lei após o recesso parlamentar.
Essas proposições são de autoria dos vereadores Ênio Talma, Marcílio Magela, Carlos Lázaro, Rodrigo de Torneiros, Carlinhos do Queijo, Toninho Glastone, Mário Justino, Dé Pedreiro, Márcio do São Cristóvão e Marcão. Ainda foram votados vinte nove projetos de lei, que concedem Título de Cidadania Honorária às pessoas que não são de Pará de Minas, mas moram e se destacam por atuações relevantes. Essas homenagens são de autoria dos vereadores Carlos Lázaro, Marcílio Magela, Ênio Talma, Mário Justino, Rodrigo Varela, Carlinhos do Queijo, Toninho Glastone, Dilé, Márcio Lara, Márcio do São Cristóvão, Leandro Alves, Dé Pedreiro e Marcão. Os 44 projetos de lei foram aprovados em votação única por 15X00.
Entrega de moções de aplausos marca a primeira reunião do segundo semestre
Após a votação dos projetos de lei, o presidente Mário Justino suspendeu a sessão para entrega de moções de aplausos. O vereador Dé Pedreiro homenageou Thomas José Mendes Mendonça Soares, Frederico José Mendes Mendonça Soares e Wagner Kleber de Oliveira. O vereador Carlinhos do Queijo prestou homenagem à equipe da Casa dos Conselhos, Valéria de Oliveira Martins, Edvânia Márcia Ferreira e Vanda Lourdes Duarte. O vereador Carlos Lázaro concedeu moções de aplausos para Maria José de Oliveira Campos e Vanda Vitória Duarte Uba Amorim. O vereador Daniel Melo homenageou a Igreja Batista da Lagoinha e o Animal Hospital Veterinário. O vereador Ênio Talma prestou homenagens à Unimed e Vânia da Consolação de Araújo Martins. O vereador Toninho Gladstone concedeu moção de aplausos ao Sebastião Oliveira Gonzaga, Tião da Seconta. O vereador Leandro Alves prestou homenagens aos instrutores do PROED cabo Assis, soldado Melo e tenente Luiz Campos. O vereador Niltinho do São Cristóvão entregou moções de aplausos para Wenderson Geraldo (Projeto Borússia Futsal), Renê Viegas (Projeto Karrossel Feminino) e grupo de jovens JUSA.
Ação judicial do HNSC contra o Município de Pará de Minas, concurso público da Prefeitura, Moto Rock e falhas na administração pública foram assuntos abordados na sessão ordinária
A reunião prosseguiu com uso da tribuna por alguns parlamentares, entre eles o vereador Rodrigo Varela que esclareceu sobre a visita de representantes do Sindicatos dos Enfermeiros à UPA. “Em reunião com o secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, a equipe do sindicato elogiou a estrutura da unidade, mas em entrevista à imprensa local, um dos integrantes da comitiva disse que o sindicato foi acionado por funcionários que estavam sofrendo assédio moral. Durante nossa conversa, Paulo me disse que o assunto está sob investigação dos órgãos competentes, inclusive o Conselho Municipal de Saúde, para apuração dos fatos e aplicação de penalidades”. Outro assunto abordado pelo vereador Rodrigo Varela foi sobre o processo judicial impetrado pela diretoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição contra a Prefeitura de Pará de Minas. De acordo com o parlamentar, na ação judicial, os diretores do Hospital Nossa Senhora da Conceição cobram dívidas referentes aos repasses que deveriam ter sido feitos até por administrações anteriores a do prefeito Elias Diniz.
O vereador Ênio Talma elogiou o trabalho de limpeza às margens do ribeirão Paciência feito pela Secretaria Municipal de Obras. Dr. Ênio abordou também a construção do novo fórum. Segundo o parlamentar, a iniciativa de construir o novo prédio atenderá com mais conforto e comodidade à população.
O vereador Dé Pedreiro destacou a importância do trabalho de limpeza do ribeirão Paciência. “Tenho acompanhado essa limpeza e com isso foi possível descobrir vários pontos de descarga de esgoto que é jogada diariamente no ribeirão. A empresa Águas de Pará de Minas foi informada para atuar nesses locais. Outro trabalho que está sendo feito pela secretaria de Obras é o desassoreamento do córrego Água Limpa”.
O vereador Niltinho do São Cristóvão falou sobre as divergências de informações entre secretários municipais a respeito do concurso público da Prefeitura. “Eu peço ao Poder Executivo, que na hora de fazer as coletivas tenha harmonia para divulgar as informações. O que foi veiculado na mídia local demonstra a desunião entre as secretarias. Não sabemos em quem acreditar. Será que existe uma subprefeitura lá dentro? Vamos trabalhar em união. Têm pessoas que precisam desse concurso e já estão estudando. Tenham mais responsabilidade quando for à mídia dar declarações”.
O vereador Márcio Lara em seu pronunciamento abordou também as divergências em torno do concurso público da Prefeitura. Ele deixou claro que as divergências devem ser cuidadas pelo prefeito Elias Diniz. “Compactuo com as palavras do nobre colega Niltinho. Sabemos que todas as administrações têm problemas. Mas, as divergências entre secretários municipais e outros assuntos internos devem ser resolvidos dentro de uma sala fechada e não serem levados ao conhecimento público pela mídia. A população pode ficar tranquila que acontecerá o concurso público”.
O vereador Dilé elogiou a organização do evento Moto Rock, que aconteceu no último final de semana. “Quero parabenizar a equipe que organizou Moto Rock, pois das 20 bandas que se apresentaram 19 eram de Pará de Minas. Fico feliz com essa iniciativa e também com a participação do público. Minha indignação é que as festas no parque de exposições não têm a presença de nossas bandas. Para a festa de setembro estão anunciando shows com artistas da terra, mas será só no domingo, um dia morto, no final do evento. É um desprestígio com nossa bandas. Vamos esperar passar a Festa do Frango pra ver quais providências tomaremos, pois agora os organizadores não terão desculpas que não conhecem a lei aprovada por esta Casa, que inclui a artistas da terra na programação de grandes eventos no parque”.
O vereador Márcio do São Cristóvão falou sobre a sinalização de quebra-molas. “É importante ressaltar a necessidade das pinturas dos quebra-molas da cidade, pois a falta de visibilidade tem provocado risco de acidentes e até mesmo vítimas. Peço que a gerência de trânsito reforce a pintura nos locais que estão danificados”. Márcio também falou sobre o Moto Rock no final. “É um evento muito importante, mas fui procurado por comerciantes do camelódromo que reclamaram da sujeira e mau cheiro deixados no local onde aconteceu a festa. Moradores também reclamaram do som alto. Creio que um evento desse porte deveria ser realizado no parque de exposições, que é mais apropriado para isso”.
O vereador Marcílio de Souza comentou sobre a realização de eventos no parque de exposições. “Eventos como Moto Rock e carnaval já foram realizados no parque, mas não deram certo. As festas que acontecem na praça Torquato de Almeida sempre atraem um grande público, principalmente pela localização e facilidade de transporte coletivo. Sabemos que os moradores ficam prejudicados com o som alto, mas são eventos que agradam a população, por isso é difícil tirar o evento dali”.
O vereador Marcão falou do expressivo número de requerimentos que são enviados ao prefeito por meio das secretarias. “Jamais vou cobrar alguma coisa do prefeito que ele tenha cumprido. As cobranças são sobre promessas não cumpridas e isso ajuda ele a governar. Em recente entrevista na mídia local ele disse que resolveu 200% dos requerimentos que a Câmara enviou. Nós queremos que ele fale a verdade quando for dar entrevista. Isso que pedimos em relação ao concurso público e a Câmara Municipal. A sorte do prefeito se chama Chiquinho do Gás, pois ele trabalha e resolve os pedidos que chegam à Secretaria de Obras por meio dos requerimentos. Mas se o prefeito Elias tivesse resolvido 200% dos pedidos não teríamos hoje, nessa reunião, 81 requerimentos pra aprovar. Depois dessa discussão toda estou ainda mais horrorizado. Estamos com 1.419 requerimentos até agora e mais os pedidos ao pé do ouvido do prefeito e ele diz que resolveu 200% das solicitações, volto a dizer que estamos morando em Genebra e não sabemos”.
Vereadores aprovaram 81 requerimentos durante reunião ordinária
Em seguida, foram discutidos e votados 81 requerimentos, os quais tiveram pedidos diversos de melhorias em bairros, distritos e povoados, sendo de autoria dos vereadores Marcão, Carlos Lázaro, Ênio Talma, Niltinho do São Cristóvão, Mário Justino, Daniel Melo, Carlinhos do Queijo, Rodrigo Varela, Marcos Aurélio. Esses requerimentos foram aprovados por 15X00. Após as considerações finais, o presidente Mário Justino convidou para a próxima sessão no dia 21 de agosto, às 18 horas, na Câmara. O chefe do Legislativo informou que no dia 23 de agosto, às 19 horas acontecerá audiência pública para tratar sobre Políticas de Proteção aos Animais. O evento será no plenário da Casa. Participe!