A Unidade Básica de Saúde Amaral Lima da Costa, situada no bairro Seringueiras, em Pará de Minas, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 29 de junho, e contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo, dos deputados federais Eduardo Barbosa, Domingos Sávio, Marcus Pestana e Newlton Cardoso Jr, do presidente da Câmara Geovane Correia, vice-presidente Marcão e autor do projeto de lei que demoninou a UBS, dos vereadores Marcílio de Souza, Carlos Lázaro, Dilé, Silésio Mendonça, Silvério Serverino, Ricardo Rocha, Dona Zizinha, do vice-prefeito Geraldinho Cuíca e do prefeito Antônio Júlio.
Inauguração da UBS Seringueiras beneficiará seis mil pessoas de quatro bairros de Pará de Minas.
Construída numa área de 385 metros quadrados e com capacidade para atender 6 mil pessoas, a UBS de porte 2 possui consultório odontológico completo, sala de inalação, consultórios, sala de curativos e uma estrutura completa para atender de forma humanizada e eficiente. Unidade contará também, com duas equipes de Atenção Básica formadas por médicos, enfermeiros, cirurgião dentista, agentes comunitários de saúde e auxiliar de enfermagem. Esse equipamento de saúde atenderá também os moradores dos bairros São Paulo, Padre Libério e os futuros moradores do Residencial Cecília Meireles.
O ministro das Cidades, Bruno Araújo ressaltou a importância da entrega da UBS à população, mas comentou a necessidade de se investir em ações preventivas de saúde. “Nós precisamos construir uma ação integrada entre os ministérios, oportunizando equipamentos que tragam mais qualidade de vida à população e que, eventualmente, tem relação direta com a procura menor das UBS's. Viemos até aqui para dizer ao prefeito que somos parceiros de Pará de Minas”.
O prefeito Antônio Júlio lembrou da falta de estrutura para as primeiras moradias do Programa Minha Casa Minha Vida. “A conquista dos equipamentos de saúde, educação e assistência social foi conseguida após longa negociação com o Governo Federal e a integração entre as três etapas, para que Pará de Minas passasse a ter direito aos equipamentos. É uma alegria entregar este equipamento público, o primeiro de um grande projeto", disse.
O presidente da Câmara, Geovane Correia destacou a participação da Câmara durante todo o processo de construção da UBS. “Desde a escolha do local, até a conclusão da obra e a denominação da Unidade Básica de Saúde, os vereadores foram unânimes na aprovação de todos os projetos de lei que passaram pela Câmara, agilizando a votação para liberação dos recursos necessários. Essa parceria entre Executivo e Legislativo tem beneficiado nossa população que merece moradia digna e com infraestrutura adequada para atender suas necessidades”, comentou.