Na manhã deste sábado, 10 de novembro, o Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli conheceram as dependências da Câmara Municipal de Pará de Minas acompanhado pelo vereador Rodrigo Varela, autor da resolução que criou o projeto "Visite a Câmara".
Durante a visita os integrantes tiveram a oportunidade de caminhar pelos andares do prédio, conhecendo o funcionamento da Casa Legislativa. No hall, o vereador Rodrigo explicou os principais lugares que a turma visitaria. A primeira parada foi na Galeria de Benfeitores, local onde são afixados os retratos das pessoas que contribuíram de alguma maneira para o desenvolvimento de Pará de Minas, como políticos, religiosos, educadores, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil.
A parada seguinte foi conhecer a parte superior do plenário, local reservado para o público assistir as reuniões e os eventos promovidos na Câmara. Em seguida, o grupo visitou a Galeria de Ex-Presidentes e com o apoio do vereador Rodrigo Varela eles identificaram vários parlamentares que presidiram a Mesa Diretora e também conheceram os primeiros chefes do Legislativo, quando Câmara e Prefeitura passaram a ser poderes distintos.
A empolgação maior dos escoteiros aconteceu quando entraram na parte inferior do plenário, onde os vereadores têm seus lugares destinados para realizarem as reuniões ordinárias, extraordinárias e as sessões solenes. Uma parte do grupo assumiu a Mesa de Diretora e os demais ocuparam as outras mesas. Rodrigo explicou como acontece todo processo de votação e respondeu várias perguntas da garotada.
Um dos escoteiros propôs a votação de um projeto de lei, simulando todo o trâmite que acontece desde a discussão até a aprovação da proposta e encaminhamento ao Executivo para sanção ou veto. O último local visitado pelo grupo de escoteiros foi o plenarinho.
O chefe dos escoteiros Marco Aurélio Moreira de Oliveira destacou a importância da visita. "Essa visita trouxe muitos esclarecimentos para essa garotada e a maioria ainda não conhecia as dependências da Câmara. São conhecimentos que esses jovens vão multiplicar e passar à família, aos amigos, ajudando a despertá-los para serem cidadãos conscientes dos seus deveres e direitos. Agradecemos o acolhimento do vereador Rodrigo Varela e a disponibilidade de nos receber fora do horário de atendimento da Câmara".
A escoteira Maria Clara Oliveira Silva fez vários perguntas sobre o Poder Legislativo e ficou satisfeita com a visita. "Achei muito legal e importante para formação de cada um de nós que estamos aqui e saber como funciona o trabalho dos vereadores, pois esse conhecimento eu vou levar pra minha vida".