Autoridades pará-minenses, comunidade estudantil e vários segmentos da sociedade civil participaram na manha desta quarta-feira, 7 de setembro, das comemorações do dia da Independência do Brasil. As solenidades começaram com uma missa em ações de graças celebrada pelo padre Charley Marcelino, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Após a celebração, o público seguiu para a praça Afonso Pena, em frete a sede da Prefeitura, onde aconteceu a Sessão Cívica e logo em seguida foi realizado um culto cívico, no teatro municipal.
Eventos cívicos marcam as comemorações do Dia da Independência em Pará de Minas.
O evento contou com a participação de alunos e professores da rede estadual, municipal e particular de ensino. Ao som da Banda de Música Lira Santa Cecília, que tocou os hinos Nacional e da Independência, membros do grupo de Escoteiros José Ildeu Gramicelli hastearam as bandeiras. Em seguida, alunos das escolas Estação do Saber, Professora Amélia Guimarães (Caic) e Izaltina Mendonça fizera belas apresentações artísticas. O grupo de teatro Colibri, coordenado pelo diretor, ator e professor Rony Morais encantou o público com o número artístico, exaltando várias profissões entre elas a de professor.
A solenidade cívica foi encerrada com apresentações das fanfarras escolares que deram rimo ao evento. As comemorações foram encerradas com um culto cívico, reunindo no teatro municipal Geraldina Campos de Almeida, as autoridades municipais e líderes da Associação Aliança de igrejas evangélicas. O presidente da associação, Clézio Neves Figueredo abriu a solenidade, destacando a importância de todos se unirem em orações para que os governantes sejam iluminados no trabalho no bem e em prol do povo.