A sessão ordinária desta segunda-feira, 19 de setembro, foi aberta pelo presidente Geovane Correia, que colocou em pauta para discussão e votação o Projeto de Lei nº 97/2016 de autoria do Executivo, que aprova o Plano Municipal de Cultura.
Câmara aprova Plano Municipal de Cultura durante reunião ordinária.
De acordo com mensagem enviada à Câmara, o documento traça as prioridades, estabelece as diretrizes, ações e metas para a área da cultura no município para os próximos dez anos, sendo uma exigência constitucional. Para a elaboração do plano foram realizadas conferências, que contaram com a participação da população. A proposição foi aprovada em primeira votação por 16X00 e deverá ser aprovada em segunda votação, na próxima semana.
Prosseguindo a reunião fizeram uso da tribuna os vereadores Flávio Medina Neto, Silvério Severino e Marcão. Após o uso da tribuna, o presidente Geovane Correia colocou em votação 12 requerimentos, os quais tiveram pedido de retomada das confecções das carteiras de trabalho em Pará de Minas; regularização das transmissões dos canais de TV no distrito de Carioca; sinalização na rua Padre Zanor, indicando saída para BR-262; informações e esclarecimentos sobre licitação do guia “Cartão Saúde na Mão”; reativar ou conveniar o exame de ultrassom em Pará de Minas; estudo para implantação de faixa de pedestre próxima a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na praça Francisco Valadares; investigação por parte da Secretaria Municipal de Saúde da morte de Maria Zenolina dos Santos, ocorrida no hospital Nossa Senhora da Conceição; pavimentação asfáltica para a rua Cristal, entre as ruas Padre Zanor e do Ouro; instalação de poste com iluminação pública na rua Maria Genoveva de Jesus e melhora da iluminação da praça Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Carioca; calçamento de rua em Meireles e extensão de rede de iluminação pública em rua da comunidade de Aparição. Os requerimentos de autoria dos vereadores Marcos Aurélio dos Santos, Flávio Medina Neto e Geovane Correia foram aprovados por 15X00.
Após as considerações finais, o presidente Geovane Correia encerrou a reunião, convidando para a próxima sessão, no dia 26 de setembro, às 18 horas, quando acontecerá a Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2016, realizada pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins Pinto, apresentará as contas do município, com os números e um balanço desse 2º quadrimestre. Participe!