Para comemorar os 157 anos de emancipação político-administrativa de Pará de Minas vários eventos foram realizados na manhã desta terça-feira, 20 de setembro. Às 7 horas, uma missa em Ação de Graças foi celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. A matriz ficou lotada de fiéis, servidores públicos e personalidades políticas do município, que receberam as bênçãos de padre Adriano.
O dia 20 de setembro foi marcado por vários eventos em comemoração aos 157 anos de Pará de Minas.
Em seguida, a Hora Cívica aconteceu na praça Padre José Pereira Coelho e contou com a presença do prefeito Antônio Júlio e de sua esposa Vânia, do vice-prefeito, Geraldinho Cuíca e de sua esposa Eliana, do presidente da Câmara, vereador Geovane Correia e de sua esposa Celma com a filha Lívia, de secretários municipais, demais vereadores, além de várias autoridades municipais e representantes da sociedade.
A solenidade cívica atraiu os olhares curiosos e encantados de quem passou pela praça, na manhã desta terça-feira. O evento foi marcado por belas apresentações artísticas de alunos da APAE, das escolas municipais, estaduais e particulares.
E após a Hora Cívica, a Câmara Municipal realizou a tradicional cerimônia de entrega do Título de Cidadania. Foram homenageados trinta cidadãos que não nasceram em Pará de Minas, mas que a escolheram para viver ou trabalhar ou que a têm como terra do coração. São empresários e comerciantes, profissionais da saúde, da educação, da imprensa, policiais, donas de casa, artistas, esportistas, profissionais liberais e prestadores de serviços, que recebendo o título, passam a ser pará-minenses de honra.
O presidente da Câmara Municipal, Geovane Correia abriu a solenidade, destacando a importância dessa homenagem. “A Câmara Municipal sente-se honrada por conceder esse título a cidadãos tão ilustres. Essa homenagem é motivo de orgulho para nós vereadores que, como todos sabem, representamos a população. Portanto, a homenagem é legítima e vem de uma sociedade que valoriza e aplaude seus benfeitores E cada um com seu mérito, seu esforço, seu amor por Pará de Minas, tornou nossa cidade ainda melhor”, afirmou.
As homenagens foram iniciadas com o vereador Carlos Lázaro que homenageou o superintendente da concessionária Águas de Pará de Minas, Thiago Contage Damaceno e o militar tenente-coronel Paulo da Costa Júnior. O vereador Marcus Vinícius (Marcão) prestou homenagem à fisioterapeuta Olívia Alves Antunes, ao empresário João Gomes Vieira, conhecido como João Cocada, ao pastor Arthur Nogueira Flores Canhestro Imaculado e a assistente social Carolina Gonçalves Lima. O vereador Rodrigo Varela homenageou o diretor do IMA, Lucas Silva Jardim, o lavrador José Faria dos Santos e o padre Charley Marcelino Silva. O vereador Silvério Severino prestou homenagem à inspetora escolar Ednamara Campolina Pontes e ao comerciante Agostinho de Souza Peixoto, Inhô Peixoto como é conhecido. O vereador Dé Pedreiro entrou o título para a enfermeira Claudine Carvalho Santana Santos Gomes. O vereador Geraldo Luiz Batista (Doidão) prestou homenagens à educadora Marli Soares Valadares, ao bispo Dom José Carlos de Souza Campos, ao técnico em agropecuária José Edson Calheiros e à deputada federal Dâmina de Carvalho Pereira. O vereador Dilhermando Rodrigues Filho homenageou o artista Ronaldo Geraldo de Oliveira Cartacho, o construtor civil Rui Monteiro Nascimento, a auxiliar de enfermagem Raquel Aparecida Batista Vilaça e o músico Luciano Tadeu Gonçalves. O vereador Marcos Aurélio dos Santos entregou o título de cidadania à educadora Cristina Mara França Pinto Fonseca, à superintendente regional de ensino, Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão. O vereador Marcílio Magela de Souza prestou homenagem à ex-vereadora e professora Cristina Mara Teodoro Moreira Ferreira, ao empresário João Bosco Silva e ao desportista Robert Willians Passos Roner. O vereador Antônio Linhares Villaça homenagou o advogado Marcelo Vital Magalhães e defensor da justiça, Geraldo Jesuíno de Lima. O vereador Silésio Mendonça entregou o título de cidadania ao empresário José Luís de Oliveira Santos e ao médico Manoel Gonçalves de Andrade. A vereadora Geralda Vitor Lebrão (Dona Zizinha) prestou homenagens à dona de casa Mariléia Lopes Mazagão e à jornalista Mari Greco. O vereador Leandro Alves prestou homenagem ao comerciante Raimundo de Freitas Melo e ao empresário Saulo Pereira de Melo Mendes.
Que discursou em nome dos homenageados foi a superitendente regional de ensino Silvânia Galvão. A solenidade contou também com a participação especial do Grupo Reverso, liderado pelo professor, escritor, ator e diretor de teatro José Roberto Pereira que ao lado dos parceiros o cantor Wilson da Floresta, a escritora, atriz e diretora de teatro Carmélia Cândida e a contadadora de histórias Marcilene Tavares encantaram, emocionaram e envolveram o público com uma espetacular apresentação artística preparada especialmente para este evento, misturando a música, a poesia e o tetro com a mais perfeita sintonia e interação com a plateia, arrancando elogios e aplausos de todos.
À noite aconteceu a solenidade de entrega de Diploma de Honra ao Mérito. Foram homenageados vinte e nove cidadãos que nasceram em Pará de Minas e muito têm feito pelo município. O presidente da Casa, vereador Geovane Correia abriu a cerimônia destacando dessa a importância homenagem e dessas pessoas para a cidade.
As homenagens foram iniciadas com o vereador Silvério Severino que entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao empresário Antônio Fernando de Assis e ao médico Milton Célio de Abreu. O vereador Renato Almeida prestou homenagem ao médico Cláudio Levi Campolina Altivo, a farmacêutica Eliana Carla da Silva e a administradora de empresas Silvana Cordeiro dos Santos. O vereador Leandro Alves homenageou a empresária Eliana Márcia Duarte de Oliveira e o empresário Sérgio Eustáquiuo da Silva. O vereador Carlos Lázaro entregou suas homenagens ao comunicador Euler Faria e ao fisioterapeuta Fernando Roberto Soldati. O vereador Marcílio Magela de Souza entregou os Diplomas de Honra ao Mérito ao colega vereador e presidente da Câmara Geovane Cardoso Correia, ao vereador e ex-prefeito de Pará de Minas Silésio Mendonça, ao empresário Carlos Marcelo dos Santos, ao funcionário público José Maria Ribeiro, à dentista Juliana Resende da Fonseca. O vereador e presidente da Casa, Geovane Correia prestou homenagens às donas de casa Jandira Honório de Jesus Arcanjo, Maria Lúcia Spíndola e ao contador Walter da Silva. O vereador José Salvador Moreira (Dé Pedreiro) homenageou os empresários José Niltom Soares e Márcio Fernandes da Silva. O vereador Antônio Linhares Villaça entregou suas homenagens ao advogado João Bosco e Silva e ao parde Idecy Ferreira dos Santos. A vereadora Geralda Vitor Lebrão (Dona Zizinha) prestou homenagens ao empresário Reginaldo Aparecido dos Santos. O vereador Marcos Aurélio dos Santos entregou o Diploma de Honra ao Mérito à educadora Silvana Aparecida Batista e Almeida e ao professor Eduardo Célio da Silva. O vereador Silésio Mendonça homenageou o empresário Márcio Aparecido Batista e o engenheiro civil Sizenando Mendes Guimarães. O vereador Rodrigo Varela prestou homenagem ao comerciante Luiz Carlos Pereira, o popular Luizinho das Panelas.
Que discursou em nome dos homenageados foi o padre Idecy Ferreira da paróquia de São Francisco. Nesta solenidade, a participação do Grupo Reverso liderado pelo professor, escritor, ator e diretor de teatro José Roberto Pereira que ao lado dos parceiros o cantor Wilson da Floresta, a escritora, atriz e diretora de teatro Carmélia Cândida e a contadadora de histórias Marcilene Tavares deu novamente um encanto especial ao evento, com outro número artístico criado para os homenageados da noite. O público mais uma vez foi envolvido pelos artistas, que foram aplaudidos de pé.