Na sessão ordinária desta segunda-feira, 10 de outubro, presidente Geovane Correia abriu a reunião com a leitura e aprovação da ata anterior, e em seguida justificou a ausência de projetos de lei na pauta desta semana. “Estamos com alguns projetos de lei em tramitação na Casa, aguardando pareceres das comissões para colocarmos em votação nas próximas semanas.
Uso da tribuna teve pedido de providências contra nova epidemia de dengue e críticas à declaração do prefeito eleito
A reunião prosseguiu com o uso da tribuna pelo vereador Geraldo Doidão que solicitou da próxima gestão municipal providências urgentes para evitar uma nova epidemia de dengue no município. “Peço encarecidamente que a nova administração municipal dê atenção especial à questão da dengue. Em 2004, quando trabalhei na secretária municipal de saúde como diretor de endemias, Pará de Minas foi referência no estado na prevenção e combate da doença. No ano passado tivemos registro até de dengue hemorrágica, levando a óbito o paciente. Não podemos esquecer que já entramos no período crítico de chuva e calor, quando o mosquito prolifera. Espero que aconteça ações efetivas nesse sentido e que a população também colabore.”
O vereador Marcão, líder do executivo na Câmara fez uso da tribuna para contestar declarações do prefeito eleito Elias Diniz. “O gestor municipal eleito prometeu durante sua campanha de continuar fornecendo água sem cobrar aos moradores da zona rural. O povo ouviu muitas promessas durante os 45 dias de campanha, e o prefeito eleito teve votação expressiva na zona rural, mas o que me deixou preocupado foi uma entrevista à imprensa local, quando ele afirmou que no calor da emoção disse coisas que não devia, mas que cumprirá o contrato de fornecimento de água e fiscalizará com rigor a prestação desse serviço. Esperamos que ele cumpra com todos os contratos, pois já esperávamos essa atitude, o que não pode é a população sofrer com falsas promessas como esta.”.
Em seguida, o presidente Geovane Correia colocou em votação 13 requerimentos, os quais tiveram pedido de retirada de dois mata-burros na estrada que liga Torneiros ao distrito de Carioca; asfaltamento da estrada de Guardas; solicitação de envio de projeto de lei pelo Executivo para redução na cobrança de impostos e reparcelamento sem encargos de contribuintes que estão em atraso com os tributos municipais; instalação de poste de iluminação pública em ruas do bairro de Matinha; inclusão no Plano de Diretor como zona residencial mista a rua Luiz Virgolino da Silva; operação tapa-buraco nas ruas Joaquim Nunes Faria Neto, João Pinheiro, Acácio Fernandes e Professor Natércio M. Magalhães; construção de muro de arrimo na obra da UPA; trabalho em conjunto do deputado Inácio Franco com a Comissão de Educação da ALMG para que o projeto de apostilamento de diretores escolares tenha efeito a partir de 2004, evitando prejuízos para esses servidores estaduais, e uso da tribuna para falar sobre exoneração de funcionário público. Os requerimentos de autoria dos vereadores Geovane Correia, Flávio Medina Neto, Dé Pedreiro, Marcos Aurélio e do cidadão Daniel Chaid foram aprovados por 10X00. E, após as considerações finais, o presidente Geovane Correia encerrou a reunião, convidando para a próxima sessão, no dia 17 de outubro, às 18 horas. Participe!