Na tarde desta segunda-feira, 24 de outubro, a secretaria municipal de Saúde realizou uma audiência pública para prestação de contas do 2º quadrimestre de 2016, no plenário da Câmara Municipal em atendimento ao parágrafo 5º, artigo 36, da seção III da Lei Complementar 141/2012. A apresentação do relatório foi feita pela responsável do setor de monitoramento, Cristiane dos Santos Paulino.
Secretaria de Saúde realiza audiência pública na Câmara Municipal
Estiveram presentes os vereadores, Dilé, Rodrigo Varela e Marcos Aurélio. De acordo com Cristiane, o percentual de recursos que o município aplicou em ações e serviços de saúde foi de 37,14%, bem acima dos 15% exigidos pela Governo Federal. Alguns desafios ainda são enfrentados pela área da saúde em Pará de Minas como a disponibilidade de informações e liberação do sistema SIOPS para preenchimento dos dados no prazo previsto, necessidade de capacitação permanente dos servidores e deficiências no registro e transmissão de informações.
Ainda, segundo a responsável do setor de monitoramento houve também, alguns avanços como a participação de técnicos da saúde na elaboração do orçamento; acompanhamento da execução financeira, participação em cursos e realização de capacitações e encontros para os servidores, worshops e reuniões com coordenadores e gestor da saúde.
“O monitoramento e a análise quadrimestral têm contribuído para a melhoria dos resultados dos indicadores, para o planejamento em saúde, para integração dos setores da referida secretaria, subsidiando a melhoria da gestão e a tomada decisão”, concluiu Cristiane.