O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, o CAPS AD Lídia Coutinho Marinho Faria está de casa nova. Na tarde desta quinta-feira, 22 de dezembro, foi inaugurada a nova unidade, na rua Santa Inês, s/n, no Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos da homenageada, além do prefeito Antônio Júlio, do vice-prefeito Geraldinho Cuíca, do deputado federal Eduardo Barbosa, do presidente da Câmara Geovane Correia, vice-presidente Marcão, dos vereadores Silésio Mendonça, Dilé e dos vereadores eleitos Márcio Eustáquio Rodrigues (Márcio do bairro São Cristóvão, Nilton Reis Lopes (Niltinho do São Cristóvão) e Gladstone Correa Dias (Toninho Gladstone), de secretários municipais, de servidores públicos e de moradores da região.
Inaugurada sede própria do CAPS AD III em Pará de Minas
O CAPS AD funcionava há alguns anos no imóvel alugado, na rua Coronel Domingos, no centro de Pará de Minas. Devido ao espaço restrito, mesmo com atendimento 24 horas, era possível atender por turno 25 pessoas dependentes de álcool e outras drogas. As novas instalações classificadas como tipo 3, terão capacidade para receber e atender 60 pacientes por turno, e sem custo com aluguel. O local possui dormitórios, salas de consulta e espaço para recreação e oficinas. A nova unidade foi construída com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa e contrapartida do município, na ordem de R$1,6 milhões.
Profissionais de diversas áreas como psiquiatria, psicologia, enfermaria, terapia ocupacional e educação de artes vão trabalhar na nova sede do CAPS-AD, oferecendo atendimento individual; atendimento em grupos; atendimento em oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração do paciente na comunidade e inserção familiar e social.
Bastante emocionado, o viúvo de Lídia, Osvaldo Ramalho agradeceu a homenagem e o carinho de todos.“Para mim é emocionante esse momento. Eu convivi com a Lídia quase cinquenta anos sinto-me orgulhoso e vaidoso, sabendo que ela está sendo honrada com um local onde serão prestados mais serviços de qualidade e que tanto ajudará pessoas necessitadas de sair da dependência química. Nossa família está muito contente”, comentou.
O projeto de lei que denominou Lídia Coutinho Marinho Faria, o CAPS AD do Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo, foi de autoria do vereador Flávio Medina Neto, sendo aprovado por unanimidade pelos colegas parlamentares. “Dona Lídia teve a vida voltada para o serviço social e humanitário. Esteve à frente de várias ações, entre elas, foi presidente da Casa da Amizade do Rotary Club Pará de Minas Bariri, onde fez um belo trabalho de promoção da qualidade de vida da nossa população, na área de assistência social. Quando o assunto era reunir pessoas, lá estava Dona Lídia encabeçando o movimento. Essa homenagem que prestamos a ela é um pequeno gesto de reconhecimento pela grande mulher que sempre foi”, finalizou o presidente da Câmara, Geovane Correia.