Na manhã desta sexta-feira, dia 19 de maio, o presidente da Câmara, Mário Justino acompanhado do procurador jurídico Antônio Carlos Lucas, recebeu em seu gabinete, integrantes do Observatório Social do Brasil, organização não governamental que foi implantada em Pará de Minas, no ano passado. O objetivo da reunião foi esclarecer dúvidas sobre relatório divulgado pelo núcleo referente produtividade dos vereadores pará-minenses.
Observatório Social do Brasil de Pará de Minas atua na captação de dados e levantamentos de informações relacionadas à administração pública municipal, por meio de uma equipe de profissionais voluntários. No dia 27 de abril, o núcleo apresentou um relatório referente ao primeiro quadrimestre de 2017, que não tinha encerrado ainda, constando dados sobre a Prefeitura e Câmara Municipal.
Segundo o presidente do Observatório Social do Brasil de Pará de Minas, o contador Carlos Daniel de Souza, uma metodologia específica é usada na aplicação, coleta e análise das informações fornecidas pela administração pública. Essa metodologia é baseada na realidade de algumas cidades da região nordeste e sul do país e não condiz com a realidade de Pará de Minas.
Por não seguir critérios condizentes à realidade do município, esse relatório gerou grande insatisfação dos vereadores, pois não relatou a veracidade dos trabalhos desenvolvidos por eles, além de publicar informações erradas sobre os gastos dos parlamentares.
Para evitar a divulgação de relatórios errôneos e com informações distorcidas, o presidente da Câmara, Mário Justino convidou a equipe do OBS para acompanhar, presencialmente, durante alguns dias, o trabalho realizado pelo Legislativo Municipal. “A reunião foi produtiva, pois questionamos os critérios utilizados pelo observatório para pontuar o serviço prestado pelos vereadores à população. Não podemos permitir que informações distorcidas continuassem a ser divulgadas à população. Se o objetivo é dar transparência às ações dos poderes Executivo e Legislativo, então decidimos convidá-los para visitar cada setor da Câmara e conhecer como funciona a Casa Legislativa, apurando melhor as informações e evitando equívocos na sua divulgação”, finalizou Mário.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas