Em Pará de Minas, na manhã desta segunda-feira, 8 de maio, foi celebrada uma missa, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade em intenção aos ex-combatentes pará-minenses Assis Alves Ferreira, Cleto Afonso Ribeiro, Edward Basílio Ferreira, Emílio Lúcio, Francisco Sebastião, João Batista Claudino, João Gualberto Teixeira, Joaquim Pinto, José Ferreira Marques, Lourival Alves de Souza, Mário Marques Ferreira, Messias Lara, Pedro Evangelista, Rouvier Mendes, Rui Ribeiro e Valdemar Domingos Almeida, lembrando o Dia dos Expedicionários.
A celebração eucarística é uma homenagem instituída pela Câmara Municipal, por meio da Lei 2012/81, para relembrar o heroísmo, bravura e coragem desses soldados, que lutaram no final da 2ª Guerra Mundial, defendendo o Brasil. “Todos os expedicionários já faleceram, mas para os familiares e para nós vereadores, essa missa é muito importante, pois mantém viva a memória dos nossos ex-combatentes”, ressaltou o líder do Governo na Câmara, Rodrigo Varela.
No memorial que fica na Praça dos Expedicionários, no centro da cidade foi depositado um arranjo de flores, lembrando que o dia 8 de maio é considerado o “Dia da Vitória”. A 2ª Guerra Mundial durou seis longos anos de uma luta sangrenta, que matou aproximadamente 55 milhões de pessoas no período de 1939-1945.
“O “Dia da Vitória” ficou registrada na história mundial e para nós, brasileiros, é uma homenagem aos mais de 25 mil militares que compunham a Força Expedicionária Brasileira (FEB), lutando na Itália e na tomada de Monte Castelo, em fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Esses homens enfrentaram toda sorte de dificuldades, como armamentos precários, falta de experiência em oposição a um inimigo calejado de batalhas, um terreno adverso e severas condições climáticas. Eles lutaram contra a intolerância, contra a opressão, contra o totalitarismo escravista e a discriminação racial. Devemos a esses homens, a vitória da liberdade, da democracia e da paz, conquistada e embebida em sangue de bravos brasileiros, que defenderam nossa honra e soberania com sua coragem, seus valores e seu patriotismo”. (Trecho extraído de um artigo do site da FEB – Força Expedicionária Brasileira)
A FEB adotou como lema “A cobra está fumando”, em alusão ao discurso do então presidente Getúlio Vargas, que em 1940, afirmou ser mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra, e infelizmente entrou.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas