Com o agravamento da crise financeira vivida pela Hospital Nossa Senhora da Conceição, o presidente da Câmara Mário Justino e membros do Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas estiveram reunidos na tarde desta terça-feria, 2 de maio com representantes do Conselho Estadual de Saúde, na busca de soluções para resolver o problema da entidade.
Durante o encontro, o presidente do CMS, Flávio Medina Neto explicou que autoridades municipais e estaduais não têm medidos esforços para conseguir recursos de custeio, pois o hospital necessita pagar suas dívidas, entre elas finanaciamentos e folha de pagamento dos médicos plantonistas que estão há mais de quatro meses sem receber salários. Flávio ainda disse que há repasses em atraso do PRÓ-HOSP, da Rede Responsta e não há reajuste da tabela do SUS há mais de quinze anos. "Com o acúmulo dessa situação não há entidade ou empresa que mantenham em dia seus compromissos. Essa conta não fecha nunca", afirmou o presidente do Conselho Municipal de Saúde.
"Diante desse quadro, o hospital tem paralisado gradativamente as cirurgias eletivas e outros atendimentos que não sejam de urgência e emergência. Quem sofre com isso é o usuário do sistema, a população como um todo. Não podemos deixar essa crise se agravar, resultando no fechamento desta entidade centenária", disse a conselheira Neide Maria.
O presidente do CES - Conselho Estadual de Saúde Ederson Alves aceitou a sugestão de reunir com autoridades pará-minenses e a diretoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição e conhecer a realidade enfrentada pela instituição. "É importante sabermos quais os repasses estão em atraso e quais recursos poderão ser destinados ao hospital, viabilizando a amortização dessa dívida. Precisamos garantir o funcionamento do sistema de saúde com os recursos em dia", comentou Ederson.
O presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Mário Justino da Silva esclareceu que outras ações também estão em andamento. "Estive em contato com a equipe que assessorou na crise do Hospital São João de Deus em Divinópolis, para ajudar o nosso hospital. Ainda disponibilizamos o plenarinho da Câmara, para a realização da reunião entre os conselhos, a prefeitura e a Câmara de Pará de Minas e a diretoria do hospital", garantiu Mário.
A reunião entre Secretaria de Estado da Saúde, prefeito, Secretaria Municipal de Saúde e vereadores de Pará de Minas, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público e diretoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição está marcada para o dia 17 de maio, às 9 horas, no plenarinho da Câmara Municipal de Pará de Minas.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas