Na tarde desta quinta-feira, 26 de outubro, o presidente Mário Justino e o procurador geral da Câmara, Antônio Carlos Lucas visitaram o presidente interino do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira.
Presidente e procurador geral da Câmara de Pará de Minas visitam presidente do TRE-MG .
Durante a visita, eles conversaram sobre o atual cenário político do país e ainda assistiram a sessão plenária, em que a Corte Eleitoral mineira aprovou a Resolução 1054, que regulamenta a implantação do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) no âmbito do Tribunal segue os padrões e o cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral para a implantação do PJe na Justiça Eleitoral de todo o país.
Ao iniciar a sessão plenária, o desembargador Pedro Bernardes agradeceu a presença do presidente Mário Justino e do procurador da Câmara, Antônio Carlos, ressaltando a estreita relação que tem com Pará de Minas. "É uma alegria receber visitas tão ilustres. Não me canso de agradecer a honraria recebida em Pará de Minas, no dia 20 de setembro, quando fui agraciado com o Título de Cidadania Honorária entregue pelo presidente Mário".
O juiz Ricardo Matos, que esteve com o desembargador, no dia da solenidade, também elogiou a estrutura da Câmara de Pará de Minas e também a organização do evento.
Principais atribuições do TRE-MG:
• Planejamento e coordenação do processo eleitoral em âmbito estadual e municipal;
• Julgamento de recursos interpostos das decisões dos Juízes e Juntas Eleitorais do Estado, bem como os processos originários e administrativos do próprio Tribunal;
• Registro de candidatos aos cargos de Governador, Senador, Deputado Estadual e Federal, assim como a análise das contas por eles prestadas ao fim das campanhas;
• Análise das prestações de contas anuais dos órgãos regionais dos partidos políticos;
• Elaboração de um calendário para veiculação regional da propaganda político-partidária;
• Anotação e cancelamento dos diretórios estaduais e municipais dos partidos políticos;
• Designação dos Juízes titulares das 351 Zonas Eleitorais do Estado de Minas Gerais;
• Gerenciamento do cadastro de eleitores mineiros.