Com o fim do recesso parlamentar, os vereadores pará-minenses se reuniram nesta segunda-feira, 22 de janeiro para a primeira sessão ordinária do ano. Os trabalhos legislativos serão coordenados pelo presidente Marcus Vinícius Rios Faria (Marcão), que está em seu segundo mandato como vereador. A sessão teve como pauta principal a formação das comissões permantes que atuarão em 2018.
É por meio das comissões permanentes que os vereadores analisam os projetos de lei que tramitam no Legislativo, de autoria do Executivo e também de autoria dos próprios parlamentares, emitindo os pareceres apreciados em plenário durante as reuniões.
O presidente da Casa, vereador Marcão explicou a pauta da primeira reunião ordinária. "Esta primeira reunião é específica para formação de comissões e não colocamos nenhum projeto de lei ou requerimentos para serem votados. Tínhamos a espectativa da chegada de alguns projetos do Executivo fossem protocolados, mas infelizmente nada foi enviado à Câmara. Formamos as comissões e agora é trabalho, pois já temos projetos de lei tramitando e aguardando o parecer dessas comissões. Na próxima semana, deveremos entrar com algumas proposições para votação. Também estive com o prefeito e ele me mostrou alguns projetos que serão encaminhados à Câmara, entre eles o do reajuste dos servidores do Executivo, pois sabemos da promessa que ele fez ao funcionalismo e mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos municípios com "confisco" de repasses feito pelo Governo do Estado vamos cobrar essa promessa que o prefeito fez. Vi a panilha do reajuste e com todos os cálculos feitos, mas a atual gestão não conseguiu um reajuste maior, confirmando que o aumento de salário será de 3%".
Questionado sobre a apresentação do relatório final das denúncias do ex-secretário de Gestão Pública, contra o prefeito Elias Diniz e o procurador geral Júlio César de Oliveira, o presidente Marcão esclareceu o assunto. "Na próxima reunião, esse assunto entrará na pauta, pela complexidade que envolve as denúncias. Teremos uma sessão com poucos projetos e assim poderemos ampliar o debate sobre o relatório".
O vereador Marcílio de Souza que preside a comissão especial falou sobre o assunto. "A população não ficará sem resposta, pois estamos trabalhando junto com todas as comissões permanentes no intuito de mantermos os cidadãos bem informados sobre o que foi apurado a respeito dessas graves denúncias".
As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Pará de Minas, em 2018, foram definadas. Confira aqui.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas