Na última terça-feira (01), o Presidente da Câmara Municipal Délio Alves, juntamente com o Prefeito Inácio Franco e o Deputado Estadual Betinho Pinto Coelho, estiveram na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, para uma reunião com o presidente da entidade, Flávio Roscoe. Também participaram do encontro Cristiano, assessor da FIEMG, e José Emílio, assessor parlamentar do Deputado Betinho. O encontro teve como pauta a situação do prédio do SENAI em Pará de Minas, que atualmente está sendo utilizado como garagem de carretas.
Na ocasião, foi reivindicada a devolução do imóvel ao município, considerando sua relevância para a população. O prédio foi conquistado entre 2002 e 2003, quando a Prefeitura, com o apoio do PróVida, viabilizou sua construção para a oferta de cursos técnicos do SENAI. Com o crescimento da demanda e a necessidade de um espaço mais amplo para atender um maior número de alunos e diversificar a grade de cursos, tornou-se essencial a construção de uma nova unidade. Em 2018, o novo prédio foi inaugurado, e desde então, o antigo imóvel deixou de ser utilizado para sua finalidade original, passando a servir como garagem de carretas.
O presidente da FIEMG explicou que não é possível simplesmente devolver o imóvel à Prefeitura devido a exigências legais e prestações de contas que precisam ser cumpridas. No entanto, apontou alternativas viáveis, como um possível processo de desapropriação ou um acordo entre as partes.
Diante dessas possibilidades, o Prefeito Inácio Franco destacou que a administração municipal irá avaliar o valor do imóvel e estudar a viabilidade de sua aquisição. A retomada do prédio representaria um grande avanço para o município, permitindo seu aproveitamento para serviços públicos e, consequentemente, reduzindo os altos custos com aluguéis.
O Presidente da Câmara, Délio Alves, reafirmou o compromisso do Legislativo com essa causa. Ele destacou que, recentemente, foi aprovado por unanimidade um requerimento, de sua autoria, solicitando ao Prefeito e à Secretaria de Educação que se empenhem para negociar a aquisição do imóvel ou viabilizar sua utilização por meio de convênio. Visto que será de grande valia para nossa cidade.
A Prefeitura agora aguardará os trâmites necessários e continuará analisando as possibilidades para definir a melhor solução para o imóvel.
O Presidente da Câmara Délio Alves, se colocou à disposição para acompanhar as negociações e garantir que a decisão tomada seja a mais benéfica para o município.