Na tarde desta terça-feira (11), os vereadores de Pará de Minas se reuniram para a 8ª sessão ordinária de 2025, consolidando mais um momento de debates e aprovações importantes para o município. A reunião contou com a apreciação e votação de projetos e requerimentos, além da presença do Secretário de Saúde e da participação ativa de cidadãos.
Logo no início da sessão, após a leitura dos pareceres, foi divulgado o expediente referente à seleção pública para estagiários da Câmara Municipal. O processo, voltado para estudantes do ensino médio e dos cursos de graduação em Arquitetura e Administração, oferece quatro vagas imediatas, além da formação de uma reserva para ambos os níveis. As inscrições estarão abertas até o dia 18. Para acessar os editais e se inscrever, consulte aqui.
Os vereadores iniciaram a sessão apresentando uma série de proposições que visam melhorias na infraestrutura e nos serviços municipais, entre elas: municipalização do prédio do DER-MG; melhorias na sinalização de trânsito; contratação de engenheiro para dar suporte técnico aos vereadores nas fiscalizações; manutenção das vias públicas; extensão de rede elétrica na comunidade de Barro Preto; instalação de iluminação em vias públicas; disponibilização, por meio do site da Prefeitura, de serviços como emissão da Certidão Negativa de Débitos Tributários (CND), guia IPTU e ITBI, entre outros.
Esclarecimentos e debate sobre a saúde pública
Atendendo a um requerimento aprovado em reunião anterior, o Secretário de Saúde, Dr. Gilberto Denoziro, foi convocado para prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela pasta. Os vereadores tiveram a oportunidade de questionar e apresentar as demandas e reivindicações da população, ressaltando a importância do diálogo direto entre a secretaria e o legislativo.
Escola livre de jogos de azar
O primeiro projeto em pauta foi o nº 14/2025, de autoria do vereador Kadu Franco, que institui o programa “Escola Livre de Jogos de Azar”, com o objetivo de promover a conscientização sobre os vícios e malefícios causados por jogos de azar, no âmbito da rede pública de ensino do município de Pará de Minas. O projeto contou com o apoio de todos os vereadores, e foi aprovado por unanimidade.
PAS - Programa Alimentação do Servidor
Dando continuidade, entrou para debate o projeto de lei nº 20/2025. O projeto, de autoria da Mesa Diretora – composta pelo Presidente Délio Alves, Vice-Presidente Léo Xavier e Secretário Vinícius Alves – busca alterar a Lei 6.843/2023 para conceder um repasse pecuniário de R$ 350,00 a todos os servidores do legislativo municipal, atualmente esse repasse é no valor de R$ 250,00. O projeto recebeu pedido de vistas pelo vereador Cristiano e, seguindo os trâmites, entrará novamente em pauta na próxima reunião (18 de março).
Uso da Tribuna
Na sequência, conforme requerimento aprovado em reunião anterior, o cidadão Sr. Carlos Daniel de Souza, usou a tribuna para explanar sobre os trabalhos dos vereadores e as emendas impositivas.
Por fim, os vereadores também fizeram uso da tribuna para discutir e debater assuntos de interesse do município. Na fase final da sessão, foram votados 44 requerimentos, todos aprovados por 15 votos a 0.
Reveja a 8ª reunião ordinária na íntegra clicando aqui.