O CMEI possui 8 salas de aula com solarium, espaço multiuso, áreas para refeição e recreação, salas de diretoria, professores e secretaria, lactário, cozinha, almoxarifado, lavanderia, portaria e banheiros adaptados para portadores de deficiência.
O evento teve a participação da Banda Musical Estudantil CAIC, formada por alunos da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães – CAIC e pelo Grupo Sementes do Amanhã, formado pelos alunos da Escola Dona Cotinha. Apresentação artística, dos alunos do segundo período coordenada pela professora Míriam Batista Viegas Gomes atraiu a atenção dos presentes.
O CEMEI recebeu o nome da professora Idalina Mello Cançado, por meio de projeto de lei de autoria do presidente da Câmara, vereador Marcus Vinícius Rios Faria (Marcão). Durante a cerimônia, amigos e familiares da educadora se emocionaram com a homenagem. O retrato de Idalina e a placa da escola foram descerrados, após a benção de Padre Geraldo Gabriel.
“Externamos nosso profundo agradecimento, em nome de toda nossa família, à Prefeitura e a CâmaraMunicipal de Pará de Minas, por esta prova pública de distinção excepcional, homenageando Tia Idalina”, comentou Mariane Márcia de Mello Aguiar Amaral, sobrinha da educadora.
“É com muita alegria que inauguramos este CMEI. São 280 crianças atendidas com segurança, e isso proporcionará mais tranquilidade para os pais. Mais um sonho realizado para a população da região”, disse o Prefeito Elias Diniz.
"A professora Idalina nos deixou exemplo de dedicação e amor pela profissão. Seu legado será lembrado sempre que o nome dela for citado e a sua história de vida for estudada pelos alunos desta escola. Temos um profundo respeito pela sua trajetória de vida", disse o presidente da Câmara, Marcão.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas