A Câmara Municipal de Pará de Minas, por meio da Comissão de Obras, Serviços Públicos Municipais e Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira, 28 de setembro, uma Audiência Pública para debater a regulamentação dos serviços de transporte remunerado privado e individual de passageiros por aplicativos. O evento reuniu cerca de 40 motoristas e diversos representantes do setor.
Os motoristas, tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões sobre um projeto de lei que visa alterar a regulamentação da atividade no município. O encontro contou com a participação de vereadores, do Tenente Coronel Fábio Santos, assessor de defesa social da Prefeitura, do Comandante da Guarda Municipal Moacir Souza e de representantes do Conselho Municipal de Trânsito e do Departamento de Trânsito da Prefeitura.
Celso Nogueira, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo de Pará de Minas, destacou a importância da Audiência Pública para dar voz aos motoristas e melhorar o serviço prestado à população. Ele ressaltou que as reivindicações apresentadas visam apenas aprimorar o serviço sem onerar o setor público. Nogueira também mencionou os esforços já em andamento para coibir o trabalho de motoristas clandestinos, elogiando as blitzes realizadas pelo Departamento de Trânsito. "Já temos um modelo de negócio de sucesso em termos de alcance social. Hoje, qualquer pessoa na periferia de Pará de Minas que precise de transporte durante a madrugada pode contar com pelo menos dez motoristas habilitados para atender. A finalidade do setor de transporte por aplicativo é, acima de tudo, atender às demandas sociais", enfatizou Nogueira.
O vereador Ronnie Barbosa, que solicitou a realização da audiência, destacou a abertura do espaço da Câmara para ouvir não apenas os donos de operadoras, mas também os motoristas. Ele enfatizou a participação expressiva da classe, ressaltando a importância de ouvir suas demandas e aprimorar o projeto de lei vigente. "Estamos felizes com a participação massiva dos motoristas por aplicativo aqui na Câmara Municipal. Este é o espaço deles, e eles estão fazendo um excelente uso. Estamos sempre abertos para receber suas demandas ", disse Ronnie.
O presidente da Comissão, vereador Léo do Depósito, enfatizou a relevância do debate e elogiou a disposição dos motoristas em relatar suas dificuldades. Ele ressaltou que a audiência foi uma iniciativa importante para que a Câmara possa compreender as dificuldades enfrentadas pelos motoristas e buscar soluções por meio de alterações na legislação. "É muito importante esse debate para que esta Casa possa entender a dificuldade que eles estão vivendo e tentar de alguma forma amenizar esse problema através de alterações na lei", disse.
A Audiência Pública demonstrou mais uma vez o compromisso da Câmara Municipal de Pará de Minas em ouvir e dar espaço à comunidade na busca de melhorias em todos os setores.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da CMPM (clique aqui para assistir).