A Câmara Municipal de Pará de Minas recebeu na noite desta terça-feira (5), a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2023. Mais de 20 estudantes, alunos da Escola Estadual Zico Ferreira, parceira do projeto este ano, participaram da reunião. Eles tinham como principal objetivo avaliar, discutir e escolher as propostas que serão levadas à fase regional do PJ Minas.
Este ano o Parlamento Jovem traz o tema “Jovem e Mercado de Trabalho” e neste contexto, os estudantes se dedicaram a apresentar propostas em três subtemas, Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho, Escolaridade e Educação Profissional e Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho.
De forma democrática e, portanto, refletindo a decisão da maioria, foram aprovadas seis propostas:
Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho
1 - Promover cursos profissionalizantes e espaços de interação de integração social dentro das escolas como palestras, feiras, oficinas etc., em horários alternativos, para capacitação dos jovens de forma que proporcione conhecimento e promoção deles no mercado de trabalho.
2 -Implementação de incentivos fiscais para empresas que ofereçam programa de primeiro emprego, sem exigência de experiência prévia, de modo a favorecer a inserção e a capacitação dos grupos vulneráveis.
Escolaridade e Educação Profissional
3 – Reformular o ensino médio priorizando matérias para o mercado de trabalho, com sistema de prêmios e qualificações, podendo contar com instrutores formados na área específica.
4- Promover um processo seletivo nas escolas públicas, semestralmente, no qual os jovens que concluíram todas as etapas das provas, ganharão uma medalha e um certificado, aumentando seu currículo e permitindo um destaque.
Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão No Trabalho
5 – Disponibilização, por parte de empresas, de uma parcela mínima de vagas exclusivas para jovens, sem exigência de experiência prévia, de modo a favorecer a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
6 –Implantação de acompanhamento multiprofissional para auxiliar na adaptação dos jovens vulneráveis ao mercado de trabalho.
Os jovens estudantes da escola de Torneiros discutiram ainda o tema do PJ Minas 2024. A escolha teve como resultado “Educação Financeira nas Escolas”.
A Plenária Municipal aconteceu em um momento que o PJ Minas cresce como ferramenta de promoção da cidadania entre os jovens. “Essas propostas seguirão para a etapa regional do programa, que será realizada em Nova Serrana. Ao todo, foram formuladas 18 propostas, das quais seis foram selecionadas para avançar à plenária regional, quando se reunirão representantes de oito municípios. Além disso, foram escolhidas mais quatro propostas como potenciais candidatas para a etapa estadual. Caso uma dessas propostas seja aprovada, ela poderá se tornar um projeto de lei e, eventualmente, ser promulgada como uma lei. É importante ressaltar que já houve casos em que leis foram implementadas a partir de sugestões originadas do Parlamento Jovem”, comentou a diretora da Escola do Legislativo Alfeu Silva Mendes e Coordenadora do PJ em Pará de Minas, Aparecida Libéria Santos Moreira.
Para os jovens, participar do PJ é uma oportunidade de evolução cidadã. A estudante Mariane Santos, 16 anos, uma das participantes do projeto deste ano, disse que uma das propostas que mais impactaram durante a Plenária Municipal do Parlamento Jovem foi aquela que aborda a questão de cursos profissionalizantes nas escolas. “É fundamental que os jovens tenham mais oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. A proposta sugere a criação de programas que reúnam cursos, palestras e oficinas, a fim de capacitarmos cada vez mais, aprimorando nossas habilidades e garantindo sucesso tanto na vida financeira quanto no pessoal. Estou realmente aproveitando muito a minha participação no Parlamento Jovem. Quando me inscrevi, não tinha ideia do quão interessante seria. Inicialmente, entrei apenas por curiosidade, para entender como funcionava. No entanto, desde então, estou muito animada e entusiasmada em participar e aprender cada vez mais”, disse a aluna Escola Estadual Zico Ferreira.
Desta vez os jovens foram recebidos na Casa Legislativa pelo vereador Dilé, que falou sobre o trabalho dos parlamentares e da importância da política no dia a dia das comunidades. “Foi uma grande oportunidade participar desta Plenária do Parlamento Jovem hoje, e fico extremamente satisfeito com a participação deles. Os temas discutidos aqui refletem a preocupação dos jovens com seu futuro e com o mercado de trabalho. São propostas que esperamos que sejam transformadas em leis, para que as empresas se adaptem e proporcionem as oportunidades tão almejadas pelos jovens. É importante ressaltar que a política não é algo distante de nós, pois vivemos o dia a dia nela e esses jovens estão de parabéns”, disse o vereador.