A Prefeitura, com o apoio da Câmara Municipal, segue com o projeto que pode resultar na instalação de uma unidade de extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Pará de Minas. A proposta é trazer para a cidade cursos da área de engenharia. Em uma reunião realizada na segunda-feira (17), a reivindicação ganhou o reforço dos deputados federais Domingos Sávio e Reginaldo Lopes.
Os parlamentares se reuniram com o prefeito Elias Diniz e com os vereadores Márcio Lara, Irene Melo Franco e Dilé. Também participaram da reunião representantes do Grupo Mais. No encontro realizado na Prefeitura, foi apresentada a proposta. “Eu considero que tudo aquilo que é desenhado em benefício da sociedade civil deve ser feito a quatro mãos. Já estivemos com Camilo Santana, ministro da educação, e ele já sinalizou de forma positiva. A estrutura nós já temos, é o prédio onde funcionou a Unincor que, inclusive já começou a ser reformado. Estamos preparados, se o ministro autorizar, já começamos no segundo semestre. Mas, temos que lembrar que devemos respeitar os trâmites, que são muito complexos. Se não conseguirmos agora e começar em 2024, já será uma grande vitória”, disse Elias Diniz, explicando ainda que a proposta é trazer cursos de engenharia nas áreas relacionadas ao agronegócio, mecânica e aviação.
“Fomos a Brasília, batemos na porta do ministro e levamos esse assunto. As portas se abriram e hoje demos mais um passo, conseguimos mais parceiros. Tenho certeza de que essa extensão da UFV em Pará de Minas vai se tornar realidade. No que depender da Câmara, o projeto terá nosso apoio. É interesse também do Poder Legislativo, já que esse projeto vai trazer desenvolvimento, atraindo novas empresas e novos investimentos”, disse o vereador Dilé.
Lado a lado, mesmo com posicionamento político diferente, os deputados Domingos Sávio e Reginaldo Lopes se comprometeram a apoiar a proposta e trabalhar em Brasília para que a UFV venha para Pará de Minas. “Mais do que nunca, nós temos de nos unir, porque Pará de Minas, além de precisar e de merecer, é o local mais adequado neste momento para esses cursos de engenharia e esse instituto ligado à UFV vai beneficiar a região inteira. São diversas entidades que estão alinhadas aqui em Pará de Minas em busca desse objetivo e a Câmara Municipal já deixou claro que estará unida a esse projeto. Então, eu estou com muita fé e reitero que o Reginaldo Lopes tem um papel muito importante nisso, não é só porque ele é do mesmo partido do Presidente da República, mas porque ele é um educador e um homem que tem a sua origem na educação”, disse o deputado federal Domingos Sávio.
“Eu sempre acho que um país para ser nação mesmo, precisa de ser industrializado. E para a gente construir uma nova indústria para país, no século XXI, é necessário ter as engenharias como suporte. Nesse sentido, acho que o Brasil precisa avançar cada vez mais em cursos de engenharia. Aqui na região temos demanda e vocação para o seu desenvolvimento e para sua aplicação. Então, quero aqui dizer que nós somos parceiros. O Brasil precisa de mais engenheiros e, de fato, nós vamos trabalhar nessa perspectiva. Geograficamente, a cidade está bem-posicionada e isso vai trazer um público maior ainda para demandar os cursos aqui em Pará de Minas”, disse Reginaldo Lopes.