A Comissão de Agropecuária, Comércio, Indústria e Turismo da Câmara Municipal de Pará de Minas se prepara para propor uma alteração na lei que regulamenta o Fundo Municipal do Turismo. Mais uma reunião para discutir a proposta foi realizada na manhã desta quarta-feira (15).
Além dos membros da Comissão, vereadores Juninho JR, Ricardo Rocha e Dilé, participaram da reunião, o vereador Gustavo Henrique e representantes do Observatório Social, do Conselho Municipal do Turismo, da Prefeitura de Pará de Minas e do Circuito Trilha dos Bandeirantes. “Agradeço a todos que contribuíram com essa discussão que tem o objetivo de atualizar e modernizar a lei. Nós enxergamos a necessidade de regulamentar a utilização do Fundo de Turismo para que ele seja usado de forma correta e cumpra seu objetivo de fomentar, valorizar e movimentar o turismo na nossa cidade. Com esse passo dado e com a participação dessas entidades, vamos alavancar ainda mais o setor”, disse o Juninho JR, presidente da Comissão.
“A legislação é algo que sempre tem que estar atualizado para atender as demandas do tempo e a lei referente ao turismo de Pará de Minas já é um pouco antiga. Essa reunião de hoje foi muito proveitosa, porque é uma união de esforços de vários segmentos da sociedade, são pessoas que, além de amar a área, têm conhecimento técnico sobre o assunto. Com certeza Pará de Minas tem um potencial turístico muito grande e, com a legislação atualizada e moderna, a população vai colher os benefícios disso”, disse o vereador Gustavo Henrique.
Durante a reunião, os participantes destacaram o potencial turístico de Pará de Minas, especialmente lembrando que hoje a cidade recebe pessoas até de fora do país para competições esportivas e eventos culturais, por exemplo. “A gente tem um fluxo turístico muito alto aqui em Pará de Minas e temos identificado que não são visitantes só do Estado de Minas Gerais, mas do Brasil inteiro e até de outros países. Por meio de uma parceria entre o Circuito Trilha dos Bandeirantes e a Prefeitura, foi iniciado um estudo para identificar, com dados mais concretos, quantos turistas têm vindo anualmente aqui. A gente achou muito oportuna essa proposição da Câmara porque já caminha com o pensamento e com o trabalho que está sendo feito pela Prefeitura. Então, temos agora mais um apoio, mais um grupo com o objetivo de fazer a atualização dessas leis de uma forma muito correta e com muita eficiência, trazendo resultados para o desenvolvimento turístico”, disse Cecília Galvão, gestora do Circuito Trilha dos Bandeirantes.