A Câmara Municipal de Pará de Minas, por meio da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e a Comissão de Obras, Serviços Públicos Municipais e Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (14), uma Audiência Pública com o objetivo discutir a situação do transporte coletivo no município. A reunião realizada no plenário contou com a participação de representantes da comunidade, do Procon, do Observatório Social do Brasil, das empresas responsáveis pela prestação do serviço e vereadores. A Prefeitura foi representada pelo gerente de trânsito e transporte, Pedro Paulo dos Santos Alves.
Na tribuna, os inscritos puderam sugerir mudanças, questionar e comentar os problemas vivenciados no dia a dia de quem usa o transporte coletivo. “A audiência foi extremamente positiva porque trouxe diversas demandas relacionadas ao transporte público envolvendo trabalhadores, idosos e jovens. Pudemos falar sobre a questão do estado de conservação dos carros, da transparência na planilha de tarifa de ônibus e discutir sobre o recurso federal que veio para subsidiar a gratuidade dos idosos. Estava passando da hora de discutir esse assunto, porque nós somos uma cidade que está crescendo cada vez mais. O fluxo de carros está só aumentando. A gente espera realmente que agora haja, além da discussão, proposições e resoluções que realmente aconteçam”, disse Weber Borges, um dos cidadãos que se mobilizou pela realização da Audiência.
A Audiência Pública foi um pedido da própria população aos vereadores. O serviço prestado pelas empresas é constantemente alvo de críticas e sempre entra em pauta nas reuniões da Câmara. “Praticamente toda semana recebemos reclamações em nossos gabinetes. Eu acredito sempre que o diálogo é o melhor caminho e nós vamos buscar isso. Tivemos aqui várias sugestões interessantes que vamos levar ao Poder Executivo e às empresas, sugestões básicas que eles podem colocar em prática. Foi muito positiva essa Audiência, tivemos a presença da população e pudemos fazer um levantamento de demandas, inclusive algumas que a gente não tinha conhecimento. Agora, encaminharemos os pedidos por meio de ata e de requerimentos, para que eles possam tomar as devidas providências”, disse a vereadora Irene Melo Franco, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Os usuários do transporte coletivo apontaram diversos problemas, entre eles o número reduzido de horários, preço da tarifa da Turi, atrasos e até dificuldades de acessibilidade. “Foi uma oportunidade de reunir vários cidadãos, usuários do transporte coletivo, para expor suas dificuldades. Essa audiência foi justamente para entendemos melhor a necessidade dos usuários e estudar de forma conjunta uma solução. A partir de agora, vamos cobrar dos órgãos competentes para que se posicionem em relação às demandas e aos problemas levantados aqui na Câmara hoje. Este é o nosso papel, representar o povo e os seus anseios”, disse o vereador Léo do Depósito, presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos Municipais e Meio Ambiente.
Representantes da Turi e da Viação Stilo participaram da Audiência e ouviram as demandas da população e dos vereadores. Eles tiveram também a oportunidade de responder alguns questionamentos. “Por meio dessa audiência, nós pudemos nos aproximar ainda mais da população. A cidade está crescendo e temos que crescer juntos”, disse Rafael Henrique Silva, supervisor operacional da Turi.
Para assistir a gravação da Audiência clique aqui.