Na reunião ordinária desta segunda-feira (30), os vereadores de Pará de Minas aprovaram, por 15 votos a zero, o Projeto de Lei nº 146/2022. O texto prevê a criação de um Banco de Rações para Animais no nosso município.
De acordo com a vereadora Irene Melo Franco, autora do projeto, a matéria tem o objetivo de formalizar os recebimentos e os repasses de doações de rações pela Prefeitura de Pará de Minas promovendo, de forma organizada, a distribuição desses alimentos para instituições, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social cadastrados. “É mais uma conquista. Esse banco de rações vai ajudar muito os protetores independentes, as ONGS e aquelas famílias que estão em situação de vulnerabilidade e não têm condições de comprar”, disse Irene.
Mais cedo, antes da reunião, o Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente esteve na Câmara com os vereadores, defendeu a criação do banco de rações e disse que a Prefeitura vai criar as regras para a implantação do serviço. “Ele destacou a importância do projeto. Antes mesmo do projeto vir para o plenário, no ano passado, discutimos a aplicabilidade do serviço e ele também aprovou a iniciativa. O objetivo é captar doações de rações e, de forma organizada, distribuir para as famílias e entidades independentes cadastradas. Toda a logística de armazenamento, fiscalização, distribuição e cadastramento será feito pela Prefeitura ”, explicou Irene Melo Franco. A vereadora lembrou ainda que um levantamento breve feito na cidade indicou que Pará de Minas tem aproximadamente 22 mil animais, sendo que 1500 estão em abrigos mantidos por voluntários. “Um projeto muito importante, aprovado por unanimidade, 15 votos a zero. Sabemos que temos muitos animais nas ruas e cuidadores que realmente se dedicam a essa causa e precisam de ajuda. Além dessa votação tivemos 73 requerimentos que foram discutidos e aprovados”, completou o presidente da Câmara, Márcio Lara.
Nesta segunda reunião ordinária de 2023, a Tribuna Livre da Câmara recebeu o cidadão Carlos Alberto Gonçalves de Jesus que cobrou melhorias para o transporte público de Pará de Minas. “Por exemplo, eu moro no Residencial Cecília Meireles. A gente precisa da lotação aos finais de semana e não tem. Estou aqui hoje falando em nome de todas as pessoas que usam a Turi e precisam do transporte. Eles não estão preocupados com nossa situação. A gente precisa deles e eles precisam da gente. Por exemplo, no domingo, às 19h passa a última lotação para o Hospital Padre Libério e UPA. Criança não tem hora para adoecer e muitas vezes chegamos na UPA e não temos lotação. Quem trabalha no domingo até mais tarde não tem transporte para ir embora, não é todo mundo que tem carro e moto. Conto com o pessoal da Câmara porque estamos precisando de um apoio”, desabafou Carlos Alberto. A fala do morador de Pará de Minas na tribuna pode ser vista na íntegra na gravação da reunião (link no final deste texto).
No plenário, os vereadores saíram em defesa da população representada por Carlos Alberto. Os parlamentares cobraram melhorias no serviço da Turi e fiscalização por parte da Prefeitura. O vereador Rodrigo de Torneiros lembrou que, recentemente, o preço da passagem foi reajustado e, mesmo assim, o serviço continua sendo alvo de críticas. “A Turi recebeu mais de R$1 milhão do Governo Federal. Ela teve um aumento de passagem concedido pelo Poder Executivo e infelizmente não fez nada para melhorar o transporte público de Pará de Minas. Não aumentou nenhuma linha no transporte público, por exemplo. Enquanto isso, a população vem pedindo socorro. Todos os vereadores encaminham, semanalmente, requerimentos cobrando do Prefeito Elias. Enquanto gestor público a responsabilidade é dele. Eles não estão pedindo muito, é só melhorar o transporte público e colocar mais horários para atender a população, principalmente, que vem aos nossos aparelhos de saúde”, disse o vereador.
Rodrigo ainda deu uma sugestão à Prefeitura. “Poderia pelo menos colocar o transporte público gratuito do centro até a UPA. Se eu fosse o prefeito, com um orçamento desse, eu colocaria um ônibus de graça do Cine Café até a UPA, ou um circular partindo dos bairros mais distantes direto para o AME”, disse.
A reunião desta segunda-feira, foi marcada também por homenagens ao procurador geral da casa Antônio Carlos Lucas. Depois de 26 anos, o servidor se despede do serviço na Câmara Municipal de Pará de Minas. No plenário, grande parte dos vereadores reconheceu o trabalho do procurador e agradeceu os serviços prestados ao Legislativo. “A sensação é de dever cumprido. Foram 26 anos de serviço prestado. Acredito que me dediquei ao máximo à Câmara Municipal e à população em geral. Estou saindo hoje tranquilo, de cabeça erguida, tão erguida quanto no primeiro dia que nesta casa estive em 16 de janeiro de 1997. A decisão de deixar a Câmara foi tomada em 2017, mas os vereadores foram pedindo que eu ficasse e permaneci em 2017, 2018 e até agora. Em 2021 e 2022, com todos os problemas que enfrentamos na casa, entendi que não era a hora de sair, mas agora chegou o momento. Foram 26 anos de muito aprendizado, boas amizades, experiências e lembranças”, disse Antônio Carlos.
Após a reunião foi servido um lanche de confraternização. Familiares de Doutor Antônio, servidores da Câmara, vereadores e ex-vereadores participaram do momento.
Veja a gravação completa da reunião desta segunda-feira clicando aqui..