A criação da Guarda Civil Municipal de Pará de Minas passa por uma nova fase. O momento agora é de treinamento dos aspirantes aprovados no concurso público realizado em 2018. São 23 homens e mulheres que se preparam para o trabalho diário de proteção ao patrimônio público, segurança da comunidade, meio ambiente e trânsito. “O povo anseia por mais segurança e a Guarda Municipal tem esse papel preventivo. Em breve trabalharemos em benefício da população de Pará de Minas”, disse Moacir Geraldo de Souza, Comandante da Guarda Civil Municipal.
A expectativa é que o treinamento dos agentes termine na primeira quinzena do mês de maio. “Eles têm uma grande missão, não vão simplesmente cuidar do patrimônio. Também terão a responsabilidade de atuar junto ao trânsito, questões ambientais e de fiscalização”, completou o Prefeito Elias Diniz.
Apesar do treinamento ter começado no dia 2 de janeiro, na tarde desta segunda-feira (9), foi realizada a solenidade de início do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal. No Parque de Exposições, a Prefeitura recebeu os futuros agentes e autoridades. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Clebinho do Lavajato, Irene Melo Franco, Luíz Lima, Márcio Lara, Serginho do JK e Toninho Gladstone. “A Guarda Municipal vem para somar com o trabalho das polícias Militar e Civil, além de atuar junto a preservação do meio ambiente. Pará de Minas ganha uma nova ferramenta de proteção. A Câmara Municipal estará de portas abertas para os agentes e a população que precisar apresentar as demandas relacionadas à Guarda”, disse o Presidente da Câmara, Márcio Lara.
Para Serginho do JK, que por 27 anos trabalhou como policial militar, ver a Guarda Municipal sair do papel é um sonho realizado. “É um avanço muito grande para Pará de Minas, a segurança é interesse de todos. A Prefeitura e a Câmara, estão preocupadas em proteger a comunidade e a Guarda veio para isso. É um sonho, há muitos anos a cidade almeja essa oportunidade. Vejo que Pará de Minas, na segurança pública, será referência na região”, disse o vereador.
A Câmara Municipal atua para concretizar a instalação da Guarda Municipal desde a realização do concurso público. O tema já foi discutido inúmeras vezes pelos vereadores e pela população no plenário. “Sem dúvida é um sonho para todo cidadão pará-minense. Vem para somar e contribuir com a segurança pública. Lembro que houve uma participação muito importante da Câmara para que ela fosse implementada e agora vemos os aspirantes sendo formados. Temos a expectativa de que até maio eles comecem a trabalhar”, disse o Vereador Luiz Lima.
Além dos aspirantes de Pará de Minas, participam do curso outros cinco, que vão integrar a Guarda Municipal da cidade de Serrania – MG. No evento desta segunda-feira, um termo de cooperação foi assinado entre os Prefeitos dos dois municípios.