Na noite desta segunda-feira, 22 de agosto, os vereadores se reuniram em plenário para a 26ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas no ano de 2022.
COMISSÃO PROCESSANTE
Logo no início da reunião, foram sorteados os membros efetivos e suplentes da Comissão Processante que ficará responsável por apurar a denúncia de quebra de decoro parlamentar realizada pelos vereadores Juninho JR e Márcia Marzagão contra o vereador Ronnie Barbosa.
Confira abaixo o resultado do sorteio.
Membros efetivos:
Vereador Cléber Gonçalves (Clebinho do Lava-Jato);
Vereador Sérgio Martins Vargas (Serginho do JK);
Vereador Leandro Guimarães Vieira (Léo do Depósito).
Suplentes:
Vereador Renato de Almeida Costa Faria;
Vereador Márcio Lara;
Vereador Dilhermando Rodrigues Filho (Dilé).
ORDEM DO DIA
Das cinco matérias previstas para compor a ordem do dia, quatro entraram na pauta da sessão plenária.
O Projeto de Lei Ordinária nº 111/2022, de autoria do Executivo Municipal, que promove adequações na Lei Municipal 5.288/2011 que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério do Município de Pará de Minas, e dá outras providências, foi retirado de pauta a pedido dos membros da Comissão de Educação, Cultura e Esporte que, de acordo com o Presidente Nilton Reis Lopes justificaram o pedido de retirada alegando que o projeto precisa ser analisado com clareza e que serão necessários alguns esclarecimentos por parte do Poder Executivo.
RESULTADO DAS VOTAÇÕES
A Comissão de Legislação e Justiça pediu vista no Projeto de Lei Ordinária nº 57/2022, de autoria da vereadora Márcia Marzagão, que dispõe sobre o licenciamento para concessão de alvará de funcionamento a estabelecimentos empresariais e de atendimento ao público, situados em imóveis edificados antes da Lei Federal n° 10098/00 e que não possuem condições de se adequarem à acessibilidade plena, no Município de Pará de Minas e dá outras providências.
Projeto de Lei Ordinária nº 59/2022, de autoria do vereador Luiz Lima, dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação no portal da Transparência da Prefeitura e da Câmara Municipal de Pará de Minas, da relação de servidores contratados por empresas e instituições terceirizadas que prestam serviço no âmbito da administração pública municipal. Aprovado por 16x00.
Projeto de Lei Ordinária nº 113/2022, de autoria do vereador Luiz Lima, Veda a instituição de dias municipais comemorativos quando houver data alusiva em âmbito estadual ou nacional. Rejeitado por 12x04.
Projeto de Lei Ordinária nº 109/2022, de autoria do vereador Luiz Lima, revoga a Lei n° 2.701, de 12 de setembro de 1990, que dá denominação à escadaria ao monumento do Cristo Redentor. Aprovado por 16x00.
Também foram aprovados 36 requerimentos.
RELATÓRIO DA COMISSÃO DE SAÚDE SOBRE O INSTITUTO HOTFE
Durante a reunião, a Comissão de Saúde do Legislativo apresentou o relatório sobre as investigações realizadas a respeito da atuação do Instituto Hotfe em Pará de Minas. Segundo a Comissão, há indícios de irregularidades praticadas pelo Instituto, inclusive, se utilizando de empresas fantasmas para desvio de verbas públicas oriundas de emendas parlamentares. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Carlos Roberto Lázaro, informou que as informações coletadas serão enviadas para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) para as providências cabíveis.
Redatora oficial da Câmara, Carmélia Cândida, fazendo a leitura
do relatório da Comissão de Saúde.
USO DA TRIBUNA
O cidadão Daniel Chaid de Araújo fez uso da tribuna e falou sobre "a destinação dos reajustes dos vereadores; eleições 2022 - candidatos, cabos eleitorais e colaboradores; ações de vereadores com a administração pública; e sobre a Turi".
Cidadão Daniel Chaid fazendo uso da tribuna livre.
PRÓXIMA REUNIÃO ORDINÁRIA
A próxima reunião ordinária acontecerá na próxima segunda-feira, 29 de agosto, a partir das 18 horas.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A GRAVAÇÃO COMPLETA DA REUNIÃO.
CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DA SESSÃO.