Pará de Minas sediou pela primeira vez, a 2ª Surdolimpíadas do Brasil. A abertura do evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21 de junho, no poliesportivo da Praça de Esportes e contou com a presença de várias autoridades municipais, estaduais e federais, entre elas o presidente da Câmara Dilé, demais vereadores e a primeira dama do país, Michele Bolsonaro, o ministro da cidadania Osmar Terra e do secretário nacional de esporte Emanuel Rego, ex-jogador de vôlei de praia.
Organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e com participação efetiva da Associação dos Surdos de Pará de Minas (ASPAM), a competição trouxe à cidade aproximadamente 320 atletas, de 14 estados brasileiros que disputaram títulos em 11 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquete, futebol de campo, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
De acordo com o presidente da Câmara Dilé, a competição além de movimentar a cidade, também mostrou que as pessoas com deficiência auditiva são capazes de desenvolver várias habilidades e atividades, entre elas na área esportiva. "A presença da primeira dama Michele Bolsonaro deu mais força aos atletas e destacou nossa cidade no cenário nacional".
Para a chegada da primeira dama, um aparato de segurança foi montado, mudando a rotina de Pará de Minas, com a presença de policiais civis, militares e federais. Michele Bolsonaro proferiu emocionada o discurso na linguagem de sinais (Libras), anunciando que a Caixa Econômica Federal construirá a sede da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos e o aumento de recurso financeiro do bolsa-atleta.