Seguindo com o trabalho de fiscalização, os vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Pará de Minas, estiveram nesta quarta-feira (8), no Bairro Seringueiras. Eles foram ver de perto a instalação dos contêineres que abrigarão, de forma provisória, a Unidade Básica de Saúde Amaral Lima da Costa, interditada desde o início do ano passado. “Viemos acompanhar o início das instalações dos contêineres e vamos cobrar que essa adequação seja feita o mais breve possível para que a população não necessite ir até outra unidade para ser atendida”, disse o vereador Ronnie Barbosa, relator da Comissão de Saúde.
Apenas dois, dos sete contêineres que formarão a estrutura chegaram, portanto, a Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda a conclusão da instalação dos outros módulos. Já há um atraso no trabalho e de acordo com o Secretário Wagner Magesty, a promessa da empresa era para o dia 16 de janeiro. Situação que também preocupa a Comissão de Saúde da Câmara. “Percebemos esse atraso por parte da empresa responsável pelos contêineres e já estamos trabalhando junto à Secretaria para que não demore mais essa implantação. A comunidade precisa ter conforto para receber atendimento médico”, disse Ronnie.
Ao lado da estrutura provisória, os vereadores visitaram também a UBS interditada. No local, a empreiteira contratada pela Prefeitura para a reforma do espaço, já iniciou a obra. A Comissão viu de perto as rachaduras que foram o principal motivo da suspensão do atendimento. “É papel da Comissão de Saúde fiscalizar o funcionamento das unidades e como a população está sendo atendida em toda a rede pública. A situação que se encontra a estrutura da UBS nos preocupou muito”, disse o vereador lembrando ainda que a situação é acompanhada também pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Pará de Minas.
Desde novembro de 2022, a comunidade do Seringueiras é atendida, também de forma provisória, na área administrativa do CMEI Idalina Melo Cançado, que fica próximo à UBS interditada.
A população pode colaborar com o trabalho da Comissão de Saúde da Câmara levando denúncias, reclamações ou sugestões aos vereadores. “A comunidade pode entrar em contato conosco por meio da Ouvidoria da Câmara ou pessoalmente com o Presidente da Comissão, Carlos Lázaro, com o vice Clebinho do Lavajato ou comigo”, explicou Ronnie Barbosa.