A Câmara Municipal de Pará de Minas realizou na noite desta quarta-feira, 4 de dezembro, após 34 anos, a solenidade de entrega da Medalha Governador Benedito Valadares. A homenagem foi proposta pelo então presidente da Câmara, vereador Luiz Viana David e promulgada pelo então prefeito José Porfírio de Oliveira.
A mais alta comenda desta Casa Legislativa é conferida na data de nascimento do patrono, aos que tenham, de maneira excepcional, contribuído para o prestígio das ciências, das letras ou das artes em Pará de Minas; aos membros da magistratura, do magistério ou do funcionalismo público, que servindo por mais de 15 anos ao município tenham destacado por sua capacidade e dedicação; aos brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento econômico, industrial, comercial ou cultural do município; às instituições civis, religiosas, pias e de caridade que tenham mais de vinte anos de existência ou funcionamento e consideradas úteis aos interesses dos pará-minenses; aos que tenham de alguma forma, além das indicadas, prestado serviço de notória magnitude pública ao povo de Pará de Minas. A escolha acontece por indicação e o Conselho Permanente, formado pelo presidente da Câmara, Prefeito, Membro da Ascipam e 18ª subseção da OAB, se reúne para análise e aprovação dos nomes.
O presidente Dilé comentou que mesmo não sendo encontrado nenhum registro nesta Casa Legislativa de entrega da medalha, segundo o próprio Luiz David foram homenageados com a comenda Bruno Marinho e Orosina Cecílio Mendonça entre 1981 e 1982, e, de acordo com Ana Maria Campos, diretora do Museu Histórico de Pará de Minas, em 1985, Ovídeo de Abreu e Maria Xavier Capanema também foram agraciados.
E, nesta quarta-feira, 4 de dezembro de 2019, a comenda foi entregue para nomes ilustres do nosso município. As homenagens aconteceram por ordem alfabética e o presidente da Câmara, vereador Dilhermando Rodrigues Filho foi o autor da indicação do nome de Antônio Júlio de Faria, prefeito de Pará de Minas por duas vezes e deputado estadual por 22anos, atualmente é secretário geral do MDB Minas e membro do diretório nacional do partido.
As outras duas homenagens foram propostas pelo vereador Leandro Alves, que indicou o nome do deputado Federal Eduardo Barbosa que é médico pediatra, presidiu a APAE de Pará de Minas e fundou e presidiu a Federação das APAES de Minas Gerais. Eudardo foi representado pela irmã Elma Barbosa.
E o nome do deputado estaudal Inácio Franco, que é advogado e foi prefeito de Pará de Minas por dois mandatos e está no terceiro mandato parlamentar.