O Parlamento Jovem 2019, que tem como tema "Discriminação Étnico-racial" está na fase de estudos das propostas dos grupos de trabalhos, que participarão da etapa regional, do Pólo Oeste que compõe as cidades de Pará de Minas, Arcos, Bom Despacho, Itaúna, Nova Serrana e São José da Varginha.
O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, no salão do 5º andar da Câmara Municipal de Pará de Minas com os integrantes destas seis cidades. Maria Cecília Vilaça é de Itaúna e participa pela primeira vez do PJ. Ela comentou sobre essa nova experiência como estudante. "Tem sido diferente e divertido, pois não são atividades comuns na minha rotina. Fiquei surpresa quando a diretora me disse que eu tinha sido selecionada para participar do Parlamento Jovem. Ganhamos um espaço para expressarmos nossas ideias dentro e fora do tema, mas que acrescentam nossos encontros".
Os grupos de trabalhos discutiram um total de 36 propostas, entre elas foram selecionadas 4 para serem defendidas na plenária regional que acontece dia 14 de agosto, em Nova Serrana. O coordenador do Pólo Oeste Bruno Castellar destacou a importância desse encontro entre as seis cidades. "O PJ tem proporcionado um conhecimento especial sobre ciência política aos estudantes, algo mais profundo que a política que envolvem os parlamentares e agentes políticos. Essa é a oportunidade que esses jovens têm de ampliarem a visão sobre o que é coletivo e individual e quando pensamos no todo cada pessoa recebe o benefício dentro do contexto".