A reunião ordinária desta segunda-feira, 17 de junho não teve discussão de projetos de lei. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, vereador Dilé, as proposições estão dentro do prazo previsto no Regimento Interno e tramitando pelas comissões permanentes para receberem os pareceres e entrarem em pauta nas próximas sessões.
A sessão prosseguiu com a participação dos alunos do projeto Parlamento Jovem de Minas desenvolvido pela Câmara desde 2016. A aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Avany Villena, Míriam Chaves leu para os vereadores e entregou ao presidente Dilé, as propostas selecionadas na plenária municipal. O tema "Discriminação étnico-racial" foi dividido em três subtemas e cada um deles com duas propostas selecionadas que serão defendidas na plenária regional, em agosto, na cidade de Nova Serrana.
Em seguida, alguns vereadores usaram a tribuna, entre eles Ênio Talma que criticou a atitude do prefeito e manifestou insatisfação com relação a enviar pessoas à Câmara a fim de obrigar o vereador a votar o projeto de lei para a Prefeitura contrair o empréstimo de até R$10 milhões. "O prefeito está querendo quebrar a ética do vereador, fazendo com que ele vote errado, pois ele poderá votar alguma coisa que ele não quer, o que não é compatível com o trabalho da Câmara Municipal nem Federal ou com a Assembleia Legislativa, não é correto. Estou abismadíssimo com proibição a qualquer secretário municipal de atender vereadores por ordem do prefeito e de uma comissão que se reuniu com ele. O secretário não pode atender ao vereador porque o prefeito tem que conversar para poder negociar, eu não aceito isso definitivamente de ninguém, o prefeito está tentando manusear a Câmara, isso é totalmente errado. Nós vereadores precisamos tomar um posicionamento em relação a essa atitude do prefeito, pois se trata do Poder Legislativo de Pará de Minas, não é justo fazer isso com o vereador, e não tratarei nada com o prefeito e denunciarei todas as ações que forem comprometer a Câmara e que estiverem monopolizando, constrangendo os vereadores, fazendo com que nossos pedidos direcionem apenas para o prefeito, isso está errado. Não tenho nada pessoalmente contra o prefeito, tenho tudo".
O vereador Márcio Lara agradeceu o secretário Zezé Porfírio e equipe responsável por obras e pelo trânsito por atendimento a solicitação de sua autoria, colocando quebra-molas no bairro Santo Antônio e faixa elevada próximo ao Caic.
O vereador Márcio Eustáquio Rodrigues disse que o posto de saúde do Conjunto Habitacional Seringueiras está há quase dois meses sem médico, o que é complicado porque as pessoas precisam do atendimento e infelizmente têm que se deslocar para a Unidade de Pronto Atendimento - Upa ou para a Policlínica, ele considera a questão grave e um absurdo, ele pede que o secretário de saúde resolva a questão e que tenha mais respeito com os moradores; disse que, desde janeiro, vem pedindo que seja feita limpeza nas ruas da parte alta do bairro Jardim América e, nesta data, foi iniciado o serviço, ele espera que seja concluído.
O presidente Dilé agradeceu Zezé Porfírio e Everardo Jeunon Diniz por terem iniciado serviço de limpeza na área do aeroporto municipal, solicitação feita por ele e por outros vereadores, o que o deixa contente e o faz ver que ainda é possível acreditar em alguns secretários que fazem conta dos vereadores e dão satisfação.
O vereador Toninho Gladstone parabenizou integrantes do Programa Parlamento Jovem que estiveram na Câmara, apresentando propostas para a plenária regional, parabenizou a Mesa Diretora, os funcionários da Câmara que atuam no programa, desejando-lhes êxito nas etapas que acontecerão, nos próximos meses.
Após o uso da tribuna foram votados requerimentos e moções de aplausos. O presidente encerrou a sessão convidando para a próxima reunião no dia 24 de junho, às 18 horas, no plenário da Casa.