Na reunião ordinária desta segunda-feira, dia 8 de abril não houve discussão e votação de projetos de lei devido os mesmos estarem em tramitação pelas comissões permanentes da Câmara. O presidente Dilé prosseguiu a sessão, solicitando que os vereadores inscritos para uso da tribuna se pronunciassem.
O vereador Rodrigo Varela Franco disse que tem sido recorrente, na Câmara, a apresentação de requerimentos solicitando limpeza de espaços públicos e tapamento de buracos, sendo grande o número de solicitações semelhantes todas as semanas, de modo que chegou o momento de a prefeitura realizar um mutirão para prestar os serviços, ele pede à prefeitura que intensifique o trabalho de capina e de tapamento de buracos, não realizando serviços paliativos para que não seja necessário ficar repetindo os mesmos pedidos. O vereador Rodrigo Varela Franco disse que entrou com requerimento com o vereador Nilton Reis Lopes solicitando às secretarias de obras e esportes reforma de quadras de esportes em vários bairros carentes da cidade, ele pede o empenho do secretário para atender tal demanda.
O vereador Rodrigo Alves Meneses solicitou ao prefeito Elias Diniz atenção especial ao distrito de Torneiros, destacando que precisa ser providenciado acesso para cadeirantes na calçada da escola do distrito. "Faço essa solicitação desde que fui eleito vereador e que até hoje não foi atendida, sendo um serviço muito simples, bem como limpeza de ruas, rede de esgoto na rua Um". Rodrigo citou outras solicitações para o distrito de Carioca, como troca de iluminação de praça do distrito, intervenção na quadra e no posto de saúde da localidade. O vereador comentou também que, sete empresários que atuam no ramo de desmontagem de veículos automotores receberam notificação do Detran-MG e da Polícia Civil de que têm trinta dias para se adequar a uma lei estadual, o que é impossível considerando a complexidade da questão, de modo que esses empresários precisam de mais tempo para fazerem a adequação, ele se reuniu com os empresários e com o prefeito, enviou ofício ao prefeito e ao deputado Inácio Franco com o objetivo de que seja estendido para 12 meses o prazo de adequação à lei.
O vereador Ênio Talma Ferreira Rezende fez considerações sobre casos de dengue em Pará de Minas, pontuando que a dengue pode ser fatal e a doença está aflorando cada vez mais, o que é preocupante, e a secretaria de saúde não apresenta uma estatística verdadeira. Ele pede que seja dada maior atenção em relação à dengue no município, que a população seja informada sobre os dados e sobre os procedimentos de prevenção, pois todas as pessoas estão sujeitas à doença. O vereador disse ainda que é um absurdo o que está acontecendo em relação a obra de revitalização da avenida Presidente Vargas, de modo que foi feito um alarde em torno da ação, mas a obra não está sendo realizada, ele não entende o que acontece, destacando que é necessário resolver os impasses que surgirem, ele não é muito favorável à reforma da avenida, pois o que é necessário é resolver o problema de ruas que estão intransitáveis, ele entende que foi feito o planejamento, mas este poderia ser modificado para serem resolvidos problemas de ruas localizadas na periferia da cidade. Ênio Talma falou também sobre greve da empresa Turi, responsável pelo transporte coletivo urbano, pontuando que foi anunciado o início da greve para esta data, mas que a greve não aconteceu, ele parabeniza a Câmara, que quer esclarecer questões relacionadas à empresa, o vereador Mário Justino da Silva apresentou requerimento solicitando instauração de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar tais questões, ele parabeniza o vereador Mário Justino da Silva pela iniciativa e a presidência da Casa, que providenciou de imediato o atendimento da solicitação.
O vereador Antônio Carlos dos Santos disse que há muitas lâmpadas queimadas no Parque do Bariri, ele solicitou a troca das lâmpadas há um bom tempo, mas as lâmpadas não foram trocadas, e a situação está uma vergonha, o local está muito escuro, e são necessárias providências. O vereador comentou sobre falta de médicos em unidades de saúde em Pará de Minas, citando bairros onde estão faltando médicos nos postos, pediu ao secretário de saúde para providenciar, o mais brevemente possível, a contratação desses profissionais, pois a situação está uma vergonha.
O vereador Nilton Reis Lopes destacou que é uma falta de respeito do Executivo com a população a questão da avenida Presidente Vargas, quem utiliza a avenida para praticar esportes está andando na rua, e não irá demorar a acontecer algum acidente, ele destaca que a Câmara tem feito cobranças. O vereador fez considerações sobre falta de médicos em unidades de saúde do município, pontuando que a secretaria de saúde orienta as pessoas a procurarem os postos de saúde para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fique mais vazia, porém a população procura os postos e não encontra médicos, havendo divergência de informações, sendo necessário haver mais clareza nas informações e que providências sejam tomadas. Nilton Reis disse também que a prefeitura de Pará de Minas precisa ter mais critérios ao aprovar loteamentos, verificando toda a estrutura antes de aprovar, pois está havendo retrabalho, há loteamentos novos apresentando inúmeros problemas porque os loteamentos foram mal feitos, sendo necessários, portanto, mais critérios no processo de aprovação.
O vereador Marcílio Magela de Souza fez considerações sobre requerimento relacionado a denúncia feitas nas redes sociais referente a demora de atendimento na Upa de Pará de Minas, solicitando providências ao secretário de saúde. Pontuou que o que está acontecendo em Pará de Minas não é o que foi prometido em campanha, as pessoas procuram constantemente os vereadores devido a dificuldades na área da saúde, o prefeito precisa tomar providências e buscar ajudar a população, e os vereadores não estão conseguindo ajudar a população, têm sido feitas cobranças ao prefeito o tempo todo, por todos, de modo que há alguma coisa errada. Marcílio disse que o secretário de saúde tem feito e tentado fazer tudo que está dentro de suas condições, ressaltando que ele está cobrando é do prefeito e questionando as promessas de campanha e pedindo que Elias Diniz tome uma posição, pois o atendimento à população precisa ser melhorado. O vereador disse que fica ainda mais indignado com o fato de o prefeito anunciar que o município não tem dinheiro, mas está gastando um absurdo com propagandas em canais de tevê em horário nobre. Elias não irá ganhar a eleição dessa forma, ele precisa mostrar trabalho, que é capacitado e estar do lado do povo.
O vereador Márcio Eustáquio Rodrigues disse que estava marcada para acontecer, nesta data, greve de funcionários da empresa Turi, e os motoristas, mais uma vez, infelizmente foram tratados com desrespeito por parte da empresa, pois a empresa solicitou funcionários de outras cidades para substituir os que estariam em greve, ele deixa registrado que fica triste com o fato, destacando que a empresa deveria estar fazendo um bom trabalho, mas vem pensando somente no dinheiro e desvalorizando as pessoas que aqui residem. Márcio Eustáquio ressaltou que foi suspenso atendimento médico na comunidade de Guardas e transferido para a comunidade de Paraíso, ele entrou com requerimento solicitando a volta do atendimento em Guardas, e agora a situação se agravou, pois os moradores de Guardas não estão mais sendo atendidos em Paraíso, foi-lhes informado que o atendimento será na policlínica, em Pará de Minas, de modo que, mais uma vez, estão cortando direitos da população que merece atendimento digno.
O presidente Dilhermando Rodrigues Filho falou que, na última sexta-feira, vereadores foram a Córrego do Barro visitar o local onde está sendo construída a adutora pela empresa Vale, a obra, que representa uma fase do que foi dito que será construído, está sendo concluída, o que o deixa contente. Dilé lembrou que o prefeito Elias Diniz havia anunciado que seria construído reservatório para cinquenta milhões de litros de água, mas o reservatório não será construído, será utilizado um buraco existente, e a água de um ribeirão será bombeada para o local. O pesidente disse também que obteve informações de que não há nada em andamento em relação a obra na rua Cardeal Hugolino, o que o deixa triste; ressaltou que quadra de centro de educação infantil no bairro Santos Dumont não foi reformada, foi pintada, os materiais foram doados por comerciantes do bairro Santos Dumont, a prefeitura ofereceu a mão de obra, de modo que a obra foi realizada por meio de parcerias, ele acha que as coisas precisam ser mais transparentes, as informações precisam ser divulgadas corretamente.
Após a votação de moções e requerimentos e as considerações finais, o presidente Dilé convidou para a próxima reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas que acontece no dia 15 de abril, a partir das 18 horas, no plenário da Casa. Participe!