O superintendente da concessionária Águas de Pará de Minas, Thiago Contage em atendimento ao requerimento do vereador Marcílio de Souza, participou da reunião ordinária da Câmara, nesta segunda-feria, 18 de fevereiro para relatar o trabalho que a empresa tem feito para que município não fique sem abastecimento devido a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Thiago Contage esclareceu que a captação da água bruta foi suspensa desde o dia 29 de janeiro, quando ações pontuais foram iniciadas com o objetivo de fornecer com segurança água de qualidade à população.
O gerente da ARSAP, Frederico Mendes Amaral participou da reunião, relatando que tem dado todo suporte a Águas de Pará de Minas, acompanhando o monitoramento do rio Paraopeba, pela equipe técnica da agência reguladora.
A concessionária Águas de Pará de Minas e a ARSAP ressaltaram que com esse rompimento da barragem de rejeitos, não têm dado trégua a Vale na cobrança de ações urgentes e imediatas para não comprometer o abastecimento do município. Uma das possibilidades apontadas pelo superintendente foi a construção de nova adutora pela mineradora, para captar água do Rio Pará.
O presidente da Câmara Dilé, ressaltou que é necessária a colaboração de todos, no uso consciente da água, para que o município não enfrente outra crise hídrica como aconteceu entre 2014 e 2015.