A maratona de inaugurações começou pela manhã, com a abertura do CRAS José Ferreira de Abreu – “Zé do Zico”, na Rua Major Fidélis, 136, que atenderá aos usuários do centro e dos bairros no entorno, também o CRAS Itinerante, que atenderá a zona rural, com todos os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e mais 23 programas oferecidos pelo Governo Federal.
O evento contou com várias autoridades municipais, entre elas a presença do prefeito Antônio Júlio, do vice Geraldinho Cuíca, do presidente da Câmara Marcílio Magela de Souza, dos vereadores Marcus Vinícius (Marcão), Rodrigo Varela, D.Zizinha, do deputado federal Eduardo Barbosa, familiares do homenageado e pessoas da comunidade. Durante a inauguração do CRAS Zé do Zico usuários do núcleo Promaf João Paulo fizeram uma bela apresentação de capoeira, sob a coordenação do professor Robert Willians.
O Centro de Referência em Assistência Social recebeu o nome de Zé do Zico por meio do projeto de lei nº 21, de autoria do vereador Marcos Vinícius Rios, o Marcão, líder de governo na Câmara. Emocionado com a homenagem, Eduardo Grassi, filho de Zé do Zico destacou as qualidades do pai. “Para nós é uma honra dar o nome do meu pai a uma casa de assistência. Zé do Zico era uma pessoa muito caridosa e respeitada na cidade e esta homenagem foi merecida”, concluiu o engenheiro.
Na parte da tarde aconteceu mais uma inauguração, a do Centro de Referência Especializado à população em Situação de Rua – Centro POP – Casa da Acolhida Nossa Senhora da Piedade, que recebeu este nome por meio do projeto de lei nº 14, também de autoria do vereador Marcus Vinícius.
O trabalho que já era desenvolvido pela Paróquia de Nossa Senhora da Piedade desde 2006, agora terá a parceria do município, possibilitando a inserção do usuário no cenário social, político e cultural de Pará de Minas. São oferecidos atendimento com assistentes sociais e psicólogos, além da realização de oficinas de arte e encaminhamento para vagas de emprego.
O prefeito Antônio Júlio destacou a importância dos projetos sociais. “Com a inauguração do CRAS e do Centro POP prestamos um serviço de qualidade à comunidade carente do nosso município. Estamos organizados para receber os repasses do Governo Federal para esses programas e desta forma não oneramos os cofres da prefeitura. Quero parabenizar a equipe da nossa secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem feito um belo trabalho”, disse Antônio Júlio.
O vice-prefeito e secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldinho Cuíca, ressaltou que o serviço de uma secretaria de assistência social tem que chegar a quem realmente precisa. “Hoje o CRAS é a porta de entrada da população para projetos sociais. Nosso trabalho é garantir dignidade e resgatar valores e a autoestima dessas pessoas", disse Geraldinho Cuíca.
Marcílio Magela de Souza, presidente da Câmara de Pará de Minas participou de todas as inaugurações, apoiando os investimentos que a prefeitura tem feito no município. “A entrega das unidades de CRAS e do Centro POP – Casa da Acolhida são importantes ações, que resgatam a dignidade, o respeito e garantem os direitos das pessoas em vulnerabilidade social”, acrescentou o vereador.
O deputado federal Eduardo Barbosa exaltou o trabalho da administração de Pará de Minas na área da assistência social. “Quero parabenizar o importante trabalho e os investimentos que estão sendo feitos aqui em benefício dos mais necessitados. Acredito que ações como estas resgatam as pessoas, até então desacreditadas e que esperam uma oportunidade em nossa sociedade”, disse o deputado.
Na próxima segunda-feira, 17, a prefeitura de Pará de Minas realiza mais uma inauguração. Desta vez será o CRAS do bairro Santos Dumont. O evento acontece a partir das 9h30 min, na Praça Presidente Castelo Branco, 95.
Fotos: site da Prefeitura de Pará de Minas
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas