O presidente Marcílio Magela iniciou a sessão passando a palavra para o vereador Rodrigo Varela, que agraciou a atriz pará-minense Silmara Lopes com uma moção de aplausos. Rodrigo destacou o brilhante trabalho que a atriz tem desempenhado no Rio de Janeiro, participando de minisséries, novelas e seriados em grandes emissoras, além de peças teatrais. “Silmara tem mostrado seu talento sem esquecer de suas raízes e de sua cidade natal. Esta homenagem mostra que Pará de Minas tem excelentes profissionais, além de destacar nossa cidade no cenário nacional”, concluiu.
Muito simpática e emocionada, Silmara agradeceu a homenagem. “Já estou há quatro anos no Rio de Janeiro e, sem o apoio da minha família e principalmente dos meus pais, nada disso seria possível. Jamais vou esquecer que a base da minha carreira começou aqui em Pará de Minas. Estou muito feliz. Obrigada a todos pelo carinho”, ressaltou a atriz.
Após a homenagem, o presidente deu seguimento aos trabalhos da noite, quando foram discutidas e votadas oito moções de aplausos, sendo aprovadas por 14X00. Na sequência, foram colocados em votação dez requerimentos com pedidos diversos, tais como: instalação de guarita na Avenida Alano Melgaço, em frente ao Camelódromo, realização de operação tapa-buracos, limpeza de ruas, reforma de rede pluvial nas principais ruas do centro de Pará de Minas, manutenção de escada que liga duas vias públicas no bairro Castelo Branco, poda de árvore no distrito de Bom Jesus e instalação de pontos de internet gratuita em espaços públicos.
O Requerimento nº 182/2014, de autoria do vereador Rodrigo Varela, e o de nº 185/2014, de autoria do vereador Geovane Correia, tiveram pedidos de destaque. No requerimento de Rodrigo, ele solicita da Secretaria Municipal de Saúde explicações sobre a suspensão de exames de tireoide para pacientes da rede pública de saúde. “Pessoas que realizam periodicamente esse tipo de exame precisam monitorar a glândula que provoca o hiper e o hipotireoidismo, por meio da coleta de sangue. A maioria dos pacientes não tem condições de pagar, por isso a urgência de o município voltar a oferecer esses exames à população”, ressaltou o vereador.
No requerimento do vereador Geovane Correia, ele pede à Secretaria Municipal de Saúde para verificar a possibilidade de dar preferência aos pacientes de Pará de Minas quando necessitam de atendimento no P.A. “Várias pessoas reclamaram comigo que têm chegado pacientes de outras cidades e que esses pacientes são atendidos antes dos moradores pará-minenses. Vamos aguardar um retorno breve do secretário sobre essa situação”, concluiu Geovane. Encerradas as discussões, os requerimentos foram votados e aprovados por 14X00.
Marcílio prosseguiu com a sessão chamando os oradores inscritos para fazerem uso da palavra. Os vereadores Flávio Medina Neto, Rodrigo Varela, Marcos Aurélio e Geraldo Luiz se pronunciaram na tribuna. Nas considerações finais, o presidente agradeceu a participação dos presentes, convidando a todos para a próxima reunião, no dia 28 de abril, às 18 horas, no plenário da Câmara Municipal.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas