O objetivo do encontro foi promover um debate com parceiros e entidades que fazem parte do trabalho desenvolvido no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, na execução e cumprimento de medidas socioeducativas aplicadas em regime aberto, aos menores que cometem atos infratores em Pará de Minas.
A solenidade foi aberta pela Banda de Música do Caic, com execução do Hino Nacional e o Hino de Pará de Minas. O evento contou com a participação de empresários, educadores, associações comunitárias, representante do Ministério Público, do presidente da Câmara Marcílio Magela de Souza, do vereador Flávio Medina Neto, diretores do CREAS e do vice-prefeito e secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Geraldinho Cuíca.
De acordo com presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Stanley Gusman, o trabalho desenvolvido em Pará de Minas vem surtindo resultado. “Sempre digo que é preciso modernizar as ações de medidas socioeducativas, porque o crime infelizmente cresce a cada dia. Para diminuirmos esse índice, a sociedade tem o dever de se unir com os poderes executivo, legislativo e judiciário para colocar em prática esse trabalho. Pará de Minas é um dos poucos municípios que se preocupa em discutir maneiras para resolver o problema sem a internação do menor infrator. Isso é fundamental para que no futuro o aprisionamento seja reduzido”, concluiu o palestrante.
Para defensor público Hernane Marques Reis, existe uma grande dificuldade na aplicação das medidas socioeducativas. “Não adianta cuidarmos somente do menor infrator se não dermos atenção ao meio em que ele vive. Precisamos amparar as famílias desses menores com ações que possam garantir a recuperação num todo”, ressaltou Hernane.
“Pará de Minas, por meio do CREAS é hoje referência, na cobertura e no processo desses meninos que cumprem medidas, mas para continuarmos sendo referência precisamos de mais parceiros e de mais envolvimento da sociedade, oferecendo oportunidades para que esses menores percebam que podem mudar de vida”, destacou o vice-prefeito.
O presidente da Câmara, Marcílio Magela elogiou a iniciativa do vice-prefeito Geraldinho Cuíca e da diretora de assistência e desenvolvimento social Graziele Figueiredo pela presença tão proveitosa do palestrante. “Dr. Stanley falou com muita competência e propriedade sobre as atitudes muitas vezes de exclusão da sociedade, no que diz respeito aos menores infratores. Precisamos conhecer mais a realidade desses menores, para que possamos ajudá-los com medidas mais eficientes e ajudarmos também as famílias. Vamos aproveitar o calor dessa discussão e promover em breve na Câmara Municipal uma audiência pública sobre esse tema, envolvendo não só Pará de Minas, mas toda a região”, enfatizou Marcílio.
No encerramento do evento, o palestrante Stanley Gusman foi agraciado pelo vice-prefeito Geraldinho Cuíca, com o livro “Baú de Histórias, Envelhecer é Uma Conquista” produzido pelos integrantes do Centro de Convivência dos Idosos de Pará de Minas.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas