Pedagógico, dinâmico e inovador. Essas são as principais características do projeto “Gincana do Saber” desenvolvido com o objetivo de estimular os jovens a conhecer a Constituição Federal Brasileira, por meio de linguagem adequada à faixa etária de 9 a 15 anos. Visando implantar o projeto em Pará de Minas, o presidente da Câmara, Mário Justino visitou o legislativo de Nova Serra, na tarde desta quarta-feira, 12 de abril para conhecer mais detalhes sobre o assunto.
O presidente Mário Justino, o diretor legislativo João Jorge Abreu e a agente administrativa Aparecida Santos foram recebidos pela vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Serrana, vereadora Terezinha Célia do Carmo, pelo diretor da Escola do Legislativo (ELE), Alessandro Virgolino Firmino Campos Lemos, pelo procurador-geral Marco Elias, pelo coordenador pedagógico Eduardo Pereira Santos e pela assessora da ELE, Juliana Martins.
Durante a visita, o diretor Alessandro Lemos explicou que Nova Serrana será cidade sede do Polo Centro-Oeste, responsável por agregar outros municípios da região na realização da edição 2017, da Gincana do Saber. “Convidamos a Câmara de Pará de Minas para participar desse projeto, pois sabemos do potencial que a cidade tem para difundir a educação. A formação dos estudantes e a aproximação do Poder Legislativo com a população e instituições parceiras, visa o desenvolvimento social”, comentou o advogado.
A proposta é estudar a Constituição Federal, por meio de uma publicação denominada “Constituição em Miúdos” que aborda todo o conteúdo constitucional em uma linguagem bastante didática. O conteúdo foi desenvolvido pela Câmara de Pouso Alegre em parceria com o Senado Federal, que se estendeu para outras câmaras de Minas.
O coordenador pedagógico, Eduardo Santos, disse que ao longo do ano, os alunos são preparados para disputar as etapas municipal, regional e inter-regional. “Na primeira etapa, cada município seleciona dois alunos para estudarem na própria cidade o manual disponibilizado. Na fase regional, esses dois alunos participam de rodadas de perguntas com outras cidades da região Centro-Oeste. Na etapa inter-regional, os alunos das cidades classificadas participam de rodas de perguntas com alunos da região sul. Os vencedores são premiados conforme regulamento”, explicou.
A vice-presidente Terezinha Célia agradeceu a visita da equipe de Pará de Minas, parabenizando pela iniciativa. “Todos nós sabemos a grandeza dessa iniciativa do Poder Legislativo de levar para as salas de aula a oportunidade dos estudantes conhecerem o que é a Política, e desta forma resgatarmos a credibilidade nos políticos. A Câmara de Nova Serrana está à disposição para essa importante troca de experiências”, comentou.
“Nós agradecemos a recepção e parabenizo a equipe tão preparada da Câmara de Nova Serrana, que desenvolve esse trabalho importante na região Centro-Oeste. Somente através da educação podemos transformar onde estamos e transformar a forma de pensar das pessoas. Pará de Minas com mais essa parceria que firmamos crescerá um pouco mais e mostrará que a Câmara tem dado condições à população de participar da construção política de nossa cidade. Toda câmara que trabalha de maneira descentralizada quem ganha é o povo”, finalizou o presidente Mário.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas