Esse segundo encontro teve a participação do coordenador estadual, Wallece Bandeira e da gerente nacional da Formação Política, Elisiane da Silva. A oficina foi dividida em dois momentos, mesclando teoria e prática. No primeiro houve a exposição dos temas: Cidadania e Democracia e Estado e Poderes do Estado. Os estudantes aprenderam quais atos competem ao Poder Executivo e quais competem ao Legislativo, além de entenderem de maneira simples o conceito desses assuntos. Na segunda parte, uma dinâmica dividiu a turma em dois grupos para debaterem e apresentarem a resposta da seguinte pergunta: “O que você entende como cidadania no momento atual brasileiro?”
De acordo com a coordenadora Aparecida Santos, os alunos surpreenderam pelo envolvimento e participação nos temas abordados. A banca examinadora composta pelos palestrantes e monitores provocou questionamentos entre os grupos, gerando um debate acalorado e produtivo. “Esses primeiros encontros são direcionados para a Formação Política, na qual os estudantes recebem informações sobre esses assuntos como: Política, os Três Poderes, Democracia, Cidadania. Eles não tiveram medo de se expressarem e responderam com argumentos embasados no conteúdo estudado, e com muita lucidez de raciocínio. Estou muito feliz e orgulhosa do sucesso desse projeto, que ainda está no início”.
A próxima oficina terá como tema “A formação política nas Escolas”, sendo abordado o primeiro subtema: Educação política e currículo, com o professor da Fapam, Flávio Marcus da Silva. O encontro será no dia 5 de abril, às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas