O presidente da Câmara, vereador Mário Justino da Silva, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 20 de março, na Escola do Legislativo, em Belo Horizonte, com a gerente geral Ruth Schmitz e a gestora de Apoio aos Municípios, Marlei Rodrigues para conhecer o processo de instalação da Escola, em Pará de Minas. Mário estava acompanhado do procurador jurídico Antônio Carlos Lucas e do diretor legislativo João Jorge Abreu.
Durante a reunião, Ruth destacou a importância da ELE - Escola do Legislativo ter uma estrutura sólida, sendo amparada legalmente. “A ELE da Assembleia de Minas tem por objetivo contribuir para a formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral, com ações voltadas para deputados, vereadores, servidores da ALMG e de câmaras municipais mineiras, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre política e Poder Legislativo. Além de atividades presenciais, a Escola também conta com mais um meio efetivo de construir e difundir a educação legislativa: a Educação a Distância.
A gestora de Apoio aos Municípios sugeriu uma data no mês de junho para inauguração da Escola do Legislativo, além de realizar a 2ª edição do “Encontros com a Política”, tendo como palestrante Alexandre Bossi, abordando o tema: “Contas Públicas – Orçamento e Planejamento”. "Cabe ao Poder Legislativo fomentar as ações de participação política, de democracia. A ideia de educação para cidadania deve ser feita através da Câmara de vereadores para toda a sociedade", declarou Marlei Rodrigues.
O presidente Mário Justino fez uma avaliação positiva do encontro. "A reunião foi muito produtiva. Achei muito interessante essa possibilidade das pessoas estarem mais ligadas e integradas com a Câmara Municipal. Pará de Minas precisa buscar um crescimento consciente. Vamos ouvir os vereadores para atender as demandas que ele apresentarem. Com a Escola do Legislativo, a Câmara se fortalece e quem ganha com isso é o município".
Além da reunião na Escola do Legislativo, a comitiva da Câmara de Pará de Minas também visitou o CEAC – Centro de Apoio às Câmaras e o CAC – Centro de Apoio ao Cidadão, com objetivo de conhecer o funcionamento desses setores, para implementar novas atividades de atendimento ao público na Casa Pará-minense.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas