Integrantes do evento “Rebanhão” lotaram a Câmara Municipal de Pará de Minas, na noite desta segunda-feira, 13 de março para acompanharem a votação do projeto de lei que inclui o encontro, no calendário de eventos do município. A sessão ordinária foi aberta pelo presidente, vereador Mário Justino da Silva que colocou em discussão a proposição nº 14/2017 de autoria do vereador Márcio Eustáquio Rodrigues (Márcio do São Cristóvão) aprovada em primeira e segunda votação por 16X00.
Márcio agradeceu o apoio dos colegas e dos componentes do Grupo Rebanhão. “Os organizadores deste evento não medem esforços para promover encontros católicos no período de carnaval, levando a palavra de Deus, momentos de oração, reflexão e muita alegria aos participantes”, concluiu.
Em seguida, a reunião foi suspensa pelo presidente Mário Justino para apresentação da nova diretoria da APAE de Pará de Minas. A presidente da instituição, Sílvia Lima assumiu o cargo neste ano de 2017, destacando que o trabalho da associação é fundamental no município. “Vamos continuar as ações que têm dado certo até agora, pois a APAE funciona muito bem, porque tem boas administrações. Quero retribuir um pouco da ajuda que sempre tive nestes 30 anos que participo da APAE e sou mãe da Isabela, que é aluna e sempre fomos bem cuidadas e orientadas pelos profissionais dedicados que tem a associação”. Os vereadores elogiaram a iniciativa da presidente e manifestaram total apoio à causa da APAE.
Saída do secretário de saúde e qualidade da água são assuntos abordados pelos vereadores durante reunião desta segunda-feira
Prosseguindo a reunião, na fase de oradores inscritos, alguns parlamentares fizeram uso da tribuna. O vereador Carlinhos do Queijo demonstrou insatisfação sobre a quantidade de reclamações que tem recebido referente a coloração da água distribuída pela concessionária Águas de Pará de Minas. “Estou aqui usando a tribuna indignado, com a qualidade dessa água e o serviço prestado por essa Águas do Brasil, não é Águas de Pará de Minas. Tenho recebido diversas mensagens com reclamações de mal cheiro intenso, eletrodomésticos, filtros, máquinas de lavar e chuveiros danificados, além do mau atendimento de alguns funcionários também. A coloração deixa dúvida se a água está mesmo sendo tratada para o consumo da população. Eu não confio nessa empresa e será que ela não está captando água do rio Paraopeba? Nas redes sociais as pessoas estão vendo como está a situação e quando vão trocar os hidrômetros das casas a conta dobra. Se ela não da conta de tratar a água com qualidade para população, então que jogue “a toalha” e vá embora. Vou cobrar do prefeito que nos ajude nessa empreitada”, afirmou.
O vereador Ênio Talma lamentou a saída do secretário municipal de Saúde, que deixou a pasta na última sexta-feira. “Apesar de todos os acontecimentos, a saída do Dr. Gilberto deixou a classe médica muito triste, pois ele era um elo entre a classe e a prefeitura. Com o Dr. Gilberto na área da saúde existia a esperança de melhora no setor. De caráter forte e honesto, ele nunca deixou de responder nenhum dos nossos requerimentos, nesses quase três meses como secretário”.
O vereador Marcão reforçou a afirmação do colega Ênio Talma, dizendo que o ex-secretário municipal de Saúde era um dos poucos que respondia aos requerimentos da Câmara. Ele ainda falou sobre o possível fechamento do laboratório do PA que dificultará a realização de exames dos pacientes que procuram a unidade de pronto atendimento. “Peço que o prefeito, junto com o novo secretário de saúde e o diretor do laboratório repensem essa colocação de fechamento do laboratório, pois existe material comprado para realização dos exames até outubro. Se o laboratório for fechado poderá gerar um problema gravíssimo de saúde pública. Sabemos das constantes reclamações da população em relação ao atendimento no PA. Pedimos que o laboratório permaneça aberto até a UPA entrar em funcionamento”.
O presidente Mário Justino confirmou a convocação do diretor do Pronto Atendimento Municipal, Renato Freitas, para a próxima reunião do dia 20 de março. “Enviamos oficialmente a convocação ao diretor do PA para prestar esclarecimentos à população, nesta Casa, na próxima reunião ordinária. Estamos aguardando o retorno da confirmação dessa data. Na oportunidade poderemos abordar esses questionamentos feitos em plenário pelos nobres colegas”.
55 requerimentos foram aprovados pelos vereadores
Prosseguindo a reunião, foram discutidos e votados 55 requerimentos, os quais tiveram de pedidos diversos de melhorias em bairros, distritos e povoados. Essas proposições de autoria dos vereadores Marcos Aurélio, Leandro Alves, Marcílio de Souza, Márcio Lara, Mário Justino, Niltinho do São Cristóvão, Carlinhos do Queijo, Marcão, Toninho Gladstone, Ênio Talma, Daniel Melo, Márcio do São Cristóvão, Dé Pedreiro, Rodrigo Varela e Rodrigo de Torneiros foram aprovadas por 16X00. Ainda foram votadas duas moções de aplausos. Uma de autoria do vereador Toninho Gladstone homenageando a equipe inicial de coordenação do Programa Minha Casa, Minha Vida do Residencial Cecília Meireles e a outra de autoria do vereador Dé Pedreiro prestando homenagens ao professor de dança Wagner Kleber de Oliveira. Essas proposições foram aprovadas por 17X00. Após as considerações finais, o presidente Mário Justino encerrou a sessão, convidando para a próxima reunião, dia 20 de março, às 18 horas, no plenário da Câmara. Participe!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas