O presidente da Casa, vereador Marcílio de Souza, abriu a sessão, colocando em pauta para discussão o Projeto de Lei nº 140/2014, que atualiza o valor das sanções pecuniárias previstas nos artigos 86 a 89 do Código Tributário do Município. A proposição, que havia recebido pedido de vista na semana passada da Comissão de Legislação e Justiça, foi muita debatida entre os vereadores, devido o reajuste de 36% para aqueles que não cumprirem a legislação municipal. A proposição foi aprovada em primeira votação por 14X02. O outro projeto de lei que entrou para votação foi o de nº 143/2014, também de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o município de Pará de Minas permutar lote de terreno de sua propriedade. De acordo com mensagem do prefeito Antônio Júlio, o objetivo da troca de um terreno no bairro Recanto da Lagoa pelo imóvel de propriedade da COPEM – Companhia Paraense de Empreendimentos é fazer melhorias do tráfego e privilegiar a mobilidade urbana nas imediações daquele local, notadamente entre as ruas José Bueno de Oliveira e Itabira, no mesmo bairro. A proposição foi aprovada em primeira e em segunda votação por 14X00.
A reunião prosseguiu com a votação de sete moções de aplausos e treze requerimentos, os quais tiveram pedidos de tapamento de buraco na rua João XXIII, no bairro Padre Libério; limpeza do campo do Palmeiras, no bairro Recanto da Lagoa; operação tapa-buracos nas avenidas Ovídio de Abreu e Nossa Senhora da Piedade; convite à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa para visitar a penitenciária Pio Canedo a fim de tentar solucionar problema de superlotação; iluminação do restante da Travessa Letícia Ribeiro Silva Camargos, no bairro Padre Libério; melhorias na iluminação da praça Frei Concórdio; colocação de faixa elevada para travessia de pedestres na rua Padre Libério e estudo de trânsito e colocação de faixa elevada para travessia de pedestres na rua São José da Varginha, no bairro Santos Dumont. As proposições foram aprovadas por 14X00.
O presidente prosseguiu a sessão, convidando a diretoria da Associação Médica de Pará de Minas para fazer parte da mesa de trabalhos, em atendimento a requerimento apresentado pelo vereador Leandro Alves, solicitando que os médicos participassem da reunião desta segunda-feira para esclarecer dúvidas dos parlamentares e também da população sobre a situação do Hospital Nossa Senhora da Conceição e também sobre dificuldades que os médicos estariam enfrentando para atender adequadamente os pacientes e realizar cirurgias eletivas, entre outras questões.
De acordo com o presidente da Associação Médica de Pará de Minas, Everton Marinho, a reunião foi extremamente produtiva, pois vereadores e população puderam compreender melhor o funcionamento do hospital e as limitações que atualmente os médicos têm para prestar um bom atendimento à população. “Hoje, podemos dizer que, com a nova gestão de crise que assumiu a direção do hospital, teremos grandes chances de reverter essa situação e quem sabe pensarmos na futura regionalização da entidade” concluiu Dr. Everton.
Após as considerações finais, o presidente agradeceu a presença dos médicos Everton Marinho, Roberto Kenedy, Zilmo Dourado e Evandro Campos pelos esclarecimentos e encerrou a sessão, convidando a todos para a reunião do dia 10 de novembro, às 18 horas, no plenário da Câmara, na Avenida Presidente Vargas, 1.935 – bairro Senador Valadares. Participe!