A reunião foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Marcílio de Souza, que colocou em pauta para discussão o Projeto de Lei nº 144/2014, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o município de Pará de Minas a promover a desafetação de área verde e efetivar posterior permuta com áreas de terreno de propriedade da sociedade Oliveira Empreendimentos Ltda. A proposição havia recebido pedido de vista na semana passada pela Comissão de Finanças e, após algumas considerações dos vereadores, foi aprovada em primeira e em segunda votação por 16X00.
Outro projeto de lei que entrou para votação foi o de nº 154/2014, também de autoria do Executivo, que autoriza a doação de área de terreno ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e ao Serviço Social da Indústria – SESI. O projeto foi aprovado por 16X00 em primeira e em segunda votação.
O terceiro projeto de lei a ser votado foi o de nº 153/2014, de autoria do vereador Marcos Aurélio dos Santos, que denomina logradouros públicos localizados no bairro Jardim Cores de Minas, também denominado pelo mesmo projeto. De acordo com correspondência enviada pela Osper Empreendimentos ao vereador, o objetivo das denominações é homenagear pessoas que foram ligadas à arte e à cultura pará-minense. Ao todo, oito ruas receberam nomes de ilustres personalidades. A proposição foi aprovada em primeira e em segunda votação por 16X00.
Encerrada a votação dos projetos de lei, o presidente Marcílio suspendeu temporariamente a reunião para entrega de 19 moções de aplausos. O vereador Geraldo Doidão homenageou Atacir José de Faria, Márcio Vivalld, Nilson Ferreira da Silva. O vereador Geovane Correia prestou homenagem para Maria do Carmo Costa e Silva e Auta Izabel Gomes. Helton Simão da Silva Chaves (o Xuxa) recebeu do vereador Leandro Alves a moção de aplausos. Célio Galvão, Rádio Total FM, Michelle Auxiliadora da Silva Freitas e Supermercado Penelinha foram homenageados pelo vereador Silvério Severino. A vereadora D. Zizinha homenageou Claudinei Aparecido Gomes e Maria Geralda Rodrigues Menezes. Quem prestou homenagem a Carolina Gonçalves Lima, Ricardo Pereira de Souza, Jayson Peixoto Machado foi o vereador Dilhermando Rodrigues Filho. Pedro Henrique Barboza foi homenageado pelo vereador Rodrigo Varela. Clemilson Rodrigues Marques e Romilda Duarte Rocha receberam as homenagens do vereador Ricardo Rocha. O vereador Antônio Villaça entregou a moção de aplausos para Nilma Aparecida de Oliveira. Após a entrega das moções, o presidente da Casa convidou os representantes do Instituto Áquila para se pronunciarem, quando fizeram uma exposição sobre os trabalhos desenvolvidos pelo instituto em Pará de Minas, apresentando os resultados da consultoria realizada na prefeitura de Pará de Minas desde 2013. De acordo com Rodrigo, os esclarecimentos foram dados, mas um pedido detalhado sobre os resultados obtidos foi solicitado pelo vereador. “As informações repassadas foram válidas, mas precisamos acompanhar mais de perto esse trabalho, pois nossa função é fiscalizar as ações realizadas no município”, afirmou Rodrigo Varela.
Em seguida, a sessão foi retomada com a votação de nove moções de aplausos, que foram aprovadas por 12X00. Foram registrados votos de pesar pelo falecimento de Elza Barros Barbosa e de Antônio Paulo dos Santos. Quatro requerimentos também entraram em pauta, os quais tiveram pedidos de operação tapa-buracos na rua Espírito Santo; solicitação à Secretaria de Cultura que exija dos proprietários das “carretas da alegria” que circulam pela cidade às vésperas do Natal que executem apenas músicas natalinas e infantis; solução para os problemas de sinais de tv em Pará de Minas e colocação de placas de “Embarque e Desembarque de Pacientes” e pintura do meio-fio em frente à Clínica Paramed. Os requerimentos foram aprovados por 13X00.
Após as considerações finais, o presidente encerrou a sessão, convidando a todos para a reunião do dia 1º de dezembro, às 18 horas, no plenário da Câmara, na avenida Presidente Vargas, 1.935 – bairro Senador Valadares. Participem!