Segundo Flávio Medina, o projeto é uma homenagem ao Rotary Club, criado em 23 de fevereiro de 1905: “Nada mais justo do que a comemoração do 'Dia do Rotariano', que será mais uma forma de incentivá-los a continuar desempenhando seus trabalhos no município de Pará de Minas”. A matéria foi aprovada em primeira votação por 14X00 e será votada na Casa em segundo turno na próxima semana.
A reunião prosseguiu com a discussão do Projeto de Lei nº 26/2015, de autoria do Executivo, que autoriza a administração municipal a alienar lotes de terreno pertencente ao patrimônio público. A proposição teve pedido de vista por parte do vereador Geraldo Luiz Batista.
Em seguida, alguns vereadores fizeram uso da tribuna, entre eles Rodrigo Varela, Marcos Aurélio, Antônio Villaça, Flávio Medina Neto, Marcus Vinícius e Marcílio de Souza, manifestando insatisfação com o aumento de mais de 11% no valor da passagem do transporte coletivo urbano. Outro que usou a palavra foi o vice-presidente da Casa, vereador Geovane Correia, para relatar uma visita feita à Secretaria de Estado do Meio Ambiente a fim de tratar da atual situação do Lago Azul, no distrito de Carioca. Segundo ele, a reunião com a secretária adjunta foi bastante produtiva. “A secretária mostrou interesse em conseguir a liberação de recursos financeiros para promover a despoluição da lagoa. Ela nos pediu que enviássemos o laudo da visita técnica feito pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa no ano passado, quando estiveram no local vistoriando-o, e o lago já se encontrava coberto por aguapés. A partir desse laudo, a secretária elaborará um projeto que será incluído no orçamento deste ano. Com certeza, vamos acompanhar toda essa movimentação, cobrando a solução definitiva para recuperação desse cartão postal de Pará de Minas”, concluiu Geovane Correia. Prosseguindo a reunião, foram votadas 3 moções de aplausos, e outra moção foi retirada pelo vereador autor Silésio Mendonça, além de 12 requerimentos, os quais tiveram pedidos de colocação de boca de lobo na rua Nova Serrana, no bairro Nossa Senhora de Lourdes; operação tapa-buraco e limpeza de ruas no bairro São José, Jardim América, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças; informações à secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano sobre a situação jurídica do bairro Senador Valadares e sobre a situação de loteamento na comunidade do Córrego das Pedras; calçamento de ruas nos bairros Vila Ferreira e Recanto da Lagoa; construção de guarita de ônibus e velório na comunidade de Matinha; limpeza de lote no bairro São José; uso da tribuna pela cidadã Elisa Cristina Jorge e instalação de quebra-molas em Ascensão. As moções e requerimentos foram aprovados por 14X00.
Nas considerações finais, o vereador Marcílio de Souza esclareceu o parecer contrário da Comissão de Legislação e Justiça sobre o projeto de lei que instituiria a Medalha “Mérito do Educador”. Segundo Marcílio, a comissão entendeu que tal matéria deveria partir da Mesa Diretora, pois onera o orçamento da Casa, e acrescentou: “A comissão não tem o poder de derrubar um projeto de lei, apenas deu seu parecer baseado no artigo 37 do Regimento Interno. A matéria foi rejeitada pela maioria dos vereadores e não só pelo parecer contrário da comissão”, afirmou o vereador.
Após as considerações finais, o presidente Carlos Lázaro anunciou a entrega de 15 moções de aplausos na próxima semana, e encerrou a sessão, convidando a todos para a reunião no dia 18 de maio, às 18 horas. Participem!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas