Outro projeto de lei que entrou na pauta para votação foi o de nº 47/15, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o município de Pará de Minas a promover atos necessários à abertura de crédito especial para arcar com as despesas do Convênio de Cooperação Mútua a ser firmado com o Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais – COGEMAS/MG. E, por fim, foi discutido o Projeto de Lei nº 68/15, também de autoria do Executivo, que denomina João Batista de Souza o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, construído na rua Tamóios, nº 190, no bairro Providência. Todos os projetos foram aprovadas por 16X00.
A sessão prosseguiu com a chamada dos oradores inscritos. Alguns vereadores fizeram usou da tribuna para falar novamente sobre a prestação do serviço de transporte coletivo, a falta de segurança pública e a dificuldade enfrentada pela secretaria municipal de Saúde para contratação de médicos especialistas. Outra pessoa que utilizou a tribuna foi o servidor público Adriano Medeiros, que apresentou documentação encaminhada ao Ministério Público, denunciando irregularidades no Sindicato dos Servidores Públicos de Pará de Minas (Sitraserp), entre elas a eleição sem quórum, que reelegeu a atual diretoria, atas lavradas sem a realização de reuniões ordinárias e coação de parentes de servidores já falecidos para contratação irregular de empréstimo pessoal. Adriano Medeiros afirmou que aguarda conclusão da investigação pelo MP para que sejam tomadas as devidas providências.
Prosseguindo os trabalhos, o presidente Carlos Lázaro suspendeu a reunião para entrega de 3 moções de aplausos. O vereador Marcílio de Souza homenageou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Morro, a equipe Ginsa – Gincana Nossa Senhora Auxiliadora e o bloco carnavalesco Pato da Madrugada.
Retomada a sessão, foram votadas 4 moções de aplausos, sendo aprovadas por 14X00. Entraram em pauta para discussão 11 requerimentos, os quais 7 tiveram pedidos de construção de pista de caminhada ao redor da lagoa no bairro São Pedro; colocação de lixeiras grandes na entrada da comunidade de Paivas; capina e limpeza de ruas no bairro Providência e Serra Verde; reparo em valas abertas na rua Cardeal Hugolino; construção de guarita no ponto final de ônibus do distrito de Carioca; uso da tribuna pelo cidadão Edson Jorge da Cruz; aumento nos horários de ônibus que passam pelo PA para atender moradores dos bairros Dom Bosco, Patafufo e adjacências. Essas proposições foram aprovadas por 14X00. Ainda tiveram pedido de destaque 4 requerimentos. O de nº 329/15, de autoria do vereador Flávio Medina Neto, solicitando ao deputado estadual Inácio Franco agendar reunião com o Secretário Estadual de Meio Ambiente para oficializar o pedido de revitalização do Lago Azul, no distrito de Carioca. A proposição foi aprovada por 09X05. O segundo requerimento foi o de nº 330/15, de autoria do mesmo parlamentar, solicitando ao deputado estadual Inácio Franco agendar reunião com o Secretário Estadual de Defesa Social Bernardo Santana para oficializar o pedido de melhoria da segurança pública em Pará de Minas e região. A proposição foi aprovada por 16X00. Outro requerimento em destaque foi o de nº 319/15, de autoria do vereador Rodrigo Varela, sugerindo ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico o tombamento de um muro construído por escravos, no bairro Dona Flor. A proposição foi rejeitada por 10X06. E, por fim, o Requerimento nº 320/15, de autoria do mesmo vereador, solicitando ao DER de Pará de Minas que seja providenciada limpeza às margens da BR-352, que está sob jurisdição desse departamento. A proposição foi aprovada por 16X00.
Após as considerações finais, o presidente Carlos Lázaro anunciou a entrega de mais moções de aplausos na próxima semana, e a sessão foi encerrada, com o convite a todos para a reunião do dia 29 de junho, às 18 horas. Participem!
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas