A tribuna livre da Câmara Municipal foi usada por Renato Fernandes da Silva, representante das comunidades de Ascensão e Bom Jesus do Pará, na sessão ordinária desta segunda-feira, 31 de outubro, quando ele relatou o caos vivido pela população, por causa do crescente número de assaltos e furtos. Dezenas de moradores dos distritos estiveram sessão ordinária, com o objetivo de cobrar das autoridades mais ações de segurança pública.
Presidente da Câmara se reúne com comandante da Polícia Militar e representantes das comunidades de Ascensão e Bom Jesus do Pará para cobrarem mais segurança pública nesses distritos.
Segundo Renato, a bandidagem está solta, aterrorizando as pessoas de bem, praticando todo tipo de criminalidade. Enquanto ele fazia seu pronunciamento, o presidente da Casa, vereador Geovane Correia entrou em contato por telefone com o comandante da 19ª Cia Independente de Polícia Militar, tenente-coronel Costa Júnior, que atendeu prontamente a solicitação, marcando uma reunião para esta terça-feira, dia 1º, às 10 horas com representantes dos distritos de Ascensão e Bom Jesus do Pará, o presidente Geovane e alguns vereadores. para tratarem das estratégias de segurança pública que serão desenvolvidas naquelas localidades.
E, na manhã desta terça-feira, 1º de novembro aconteceu a reunião no quartel da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pará de Minas, contando com a presença do tenente-coronel Costa Júnior, do tenente Edson, do presidente da Câmara Geovane Correia, do vereador Dé Pedreiro e dos representantes dos dois distritos, Renato Fernandes da Silva e Maurício Hegel Jardim. O objetivo foi tratar das ações que serão desenvolvidas naquelas comunidades, bem como a entrega de ofício do vereador Geovane Correia, solicitando providências urgentes em relação segurança pública.
Renato Fernandes da Silva participou sobre o resultado do encontro. “Saio mais confiante, acreditando que providências urgentes serão tomadas pelas autoridades, conforme o prometido pelo comandante. Fizemos três reivindicações: que a polícia militar intensifique as rondas e o policiamento com novas operações “pente fino”, inclua na rota das viaturas as vistas constantes às duas comunidades e que as autoridades estudem a possibilidade de implantação de um posto policial em nossa comunidade” esclareceu o morador.
O presidente da Câmara Municipal, Geovane Cardoso Correia ressaltou que esteve com o comandante outras vezes, pedindo mais segurnaç para outras comunidades rurais e está confiante no trabalho da PM de Pará de Minas. “O tenente-coronel Costa Júnior nos atendeu prontamente, prometendo ações ostensivas nos dois distritos, pois sua equipe registrou o aumento da criminalidade naquela região no mês de outubro. Acredito na palavras do comandante, porque desde que ele assumiu o quartel do nosso município os resultados têm sido positivos no combate a criminalidade. Costa Júnior nos garantiu que as medidas serão tomadas imediatamente pela equipe de inteligência da polícia militar”, afirmou Geovane.
Tenente coronel Paulo da Costa Júnior, comandante da Polícia Militar de Pará de Minas, admitiu o registro anormal de ocorrências durante o mês de outubro em Ascensão e Bom Jesus do Pará. “O número elevado de boletins registrados nos fez tomar medidas preventivas. Com esse encontro entre os vereadores Geovane, Dé Pedreiro, os representantes desses distritos e nossa equipe tivemos a oportunidade de demonstras as ações que serão realizadas no combate e na prevenção da criminalidades nas duas comunidades. Dentro as estratégias propostas, pretendemos atender o mais rápido possível as reivindicações dos moradores”, garantiu Costa Júnior. O tenente-coronel ainda ressaltou que a comunidade sempre pode ajudar a Polícia Militar no combate a criminalidade, dificultando a ação dos bandidos com dispositivos de segurança, a rede de vizinhos protegidos e as denúncias através dos telefones 190 ou 181.