A tecnologia assumiu definitivamente o papel de destaque no judiciário brasileiro. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) criou o próprio sistema eletrônico, com o objetivo de dar celeridade aos processos, nas comarcas mineiras. E, na manhã desta sexta-feira, 12 maio, o Fórum Desembargador Pedro Nestor reuniu autoridades judiciárias e municipais, entre elas o presidente da Câmara Municipal, vereador Mário Justino da Silva, para tratar desse assunto.
O PJE – Processo Judicial Eletrônico foi apresentado à equipe do Poder Judiciário pará-minense e também autoridades municipais, que tiveram a oportunidade de conhecer o novo sistema, que funcionará por meio de uma plataforma eletrônica ligada a internet, sendo disponibilizada aos profissionais que atuam na área do direito, após cadastramento prévio.
O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Pedro Bernardes de Oliveira esteve em Pará de Minas para apresentar o novo sistema. “O recurso informatizado tem pretensão de reduzir a grande quantidade de papel utilizada nos autos dos processos impetrados na Justiça. O Processo Judicial Eletrônico já é realidade em vários municípios de Minas Gerais. A Justiça Federal também utiliza essa nova ferramenta para que os processos tramitem com maior rapidez”, explicou o desembargador.
De acordo com a diretora geral do Fórum, Herilene de Oliveira Andrade, juíza da 2ª Vara Cível existem aproximadamente 16 mil processos, tramitando na Comarca de Pará de Minas. “O grande volume de documentos ocupa muito espaço e dificulta o trabalho dos servidores do Judiciário, além de gerar morosidade. Outro ganho será para o meio ambiente, pois haverá uma redução significativa do uso de papel”, disse a juíza.
O presidente da Câmara, Mário Justino parabenizou as autoridades judiciárias de Pará de Minas pela implantação do PJE. “A tecnologia é uma descoberta maravilhosa da era moderna, tornando-se ferramenta indispensável no nosso cotidiano. Esse novo sistema trará, sem dúvida, agilidade e rapidez aos processos judiciais, evitando o acúmulo de trabalho no fórum. Temos que parabenizar o desembargador Dr. Pedro Bernardes por escolher de Pará de Minas para receber o PJE”, finalizou.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas