Na manhã da última quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Pará de Minas realizou uma audiência pública com o objetivo de discutir a situação dos cabos e fiações inutilizadas nos postes do município, tema que tem gerado diversas reclamações por parte da população.
A Mesa foi composta pelo presidente da Câmara - vereador Délio Alves, vereador Vinícius Alves, secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte; Marcos Vinícius, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano; Cléder Melo, gestor de relacionamento da Cemig Regional; o engenheiro Claiton Alexander, responsável pelo compartilhamento dos postes da Cemig; e o vereador José Joaquim, do município de Pequi.
Durante a audiência, conduzida pelo presidente da Câmara, foi discutida a situação dos cabos em desuso nos postes do município e as responsabilidades envolvendo a Prefeitura, as empresas de telecomunicação e a Cemig em relação à retirada.
O gestor de relacionamento da Cemig, Cléder Melo, aproveitou a oportunidade para manifestar que, conforme resoluções da ANEEL, a Cemig só está autorizada a remover cabos que representem risco à segurança, e que as empresas prestadoras de serviço de telecomunicação que fazem uso dos postes são as responsáveis pelos cabos de suas atividades.
Os representantes da Cemig abordaram ainda sobre o projeto piloto que será iniciado em maio. A proposta visa reunir todas as operadoras de telecomunicações que prestam serviço no município para que realizem a retirada dos fios em desuso. A expectativa é que esse projeto seja iniciado na Rua Benedito Valadares e gradualmente expandido.
Também foi abordada a importância do planejamento adequado nos futuros loteamentos. Além disso, mencionou-se a possibilidade de notificações, aplicação de multas e até mesmo cassação de alvarás de funcionamento das empresas que não arcarem com suas responsabilidades.
Mais de 20 pessoas participaram da audiência, entre cidadãos, representantes de empresas, imprensa e vereadores. Ao todo, quatro oradores se manifestaram.
Acompanhe os trabalhos da Câmara Municipal pelo nosso canal no YouTube e pelo site (link na bio).