O Museu Histórico, Fotográfico e Documental de Pará de Minas abriu na noite desta quarta-feira (15/05), a exposição dos 84 anos do Clube Praça de Esportes. O evento contou com a presença de autoridades municipais, do presidente Dilé, de diretores e ex-diretores do clube, bem como de familiares representando ex-administradores falecidos.
Na abertura da solenidade foram entregues medalhas de honra àqueles que fizeram e fazem a história da Praça de Esportes. Em seguida a exposição foi aberta para visitação, com riquíssimo acervo de fotografias desde o início da construção da sede até os dias atuais.
No governo do interventor Benedito Valadares Ribeiro nos anos 30/40, criou-se uma política de difusão do esporte que tinha o clube Minas Tênis Clube como um modelo de política esportiva ideal.
Por meio do Decreto-Lei 150, de 24 de dezembro de 1938, o MTC é transformado na Praça de Esportes Minas Gerais, passando a ser considerada uma instituição de utilidade pública. Esse acontecimento foi o embrião do “Projeto Praça de Esportes do Estado de Mina Gerais”.
Tendo o MTC como referência básica, o governo mineiro criou em todo o Estado várias praças de esportes, denominadas Minas Gerais, construídas por ele ou em parceria com as prefeituras municipais. Dividindo o Estado em 26 zonas esportivas, foram construídas em cada uma delas uma praça de esportes.
Pará de Minas, no ano de 1940, foi contemplada com a construção de sua praça de esportes, o Pará de Minas Ténis Clube, a primeira do interior do Estado de Minas Gerais.
Parte do texto adaptado da Fonte – XVII CONBRACE – IV CONICE 2011 – Esporte Mineiro e Políticas Públicas – Primeiras Aproximações 1927 – 1946.